Brabham BT14 e Ford Thames Trader, a combinação perfeita

Clássicos 04 Jan 2024

Brabham BT14 e Ford Thames Trader, a combinação perfeita

A Brabham foi uma construtora e equipa de Fórmula 1 fundada em 1960 pelo piloto australiano Jack Brabham e pelo designer Ron Tauranac. Registada como Motor Racing Developments Ltd, a equipa venceu dois campeonatos de construtores de Fórmula 1 e quatro campeonatos de pilotos. O próprio Jack Brabham venceria o campeonato de 1966 com um automóvel de construção própria, sendo o único piloto com esse feito até hoje. A última temporada da equipa na Fórmula 1 ocorreu em 1992.


Não era apenas para a Fórmula 1 que a Brabham construía automóveis, produzindo-os igualmente para a IndyCar e Fórmula 2. Um desses exemplos é o Brabham BT14, um automóvel construído para a Fórmula Libre, competindo nessa categoria de 1965 a 1968, e para a Fórmula 2 em 1967. No total foram construídos dez exemplares, equipados com o motor Lotus-Ford Twin-Cam de 1,6L de cilindrada.


Para o transporte dos automóveis de competição da Brabham, muitas equipas utilizaram os camiões Thames Trader, produzidos pela divisão do Reino Unido da Ford de 1957 a 1965, que poderiam ter motores a gasolina ou diesel, de quatro e seis cilindros em linha. Além das cabines semi-forward control, o Thames Trader estava também equipado com cabines tradicionais, com um longo capot, sendo estes designados de Thames Trader NC de Normal Control.


Neste artigo encontramos aquilo que podemos chamar uma combinação perfeita: um Brabham BT14 de 1965 acompanhado pelo seu transportador, um Thames Trader NC de 1962. Em relação ao fórmula, este tem uma longa lista de participações em competições, tanto na época, como em tempos mais recentes.


Devido ao seu longo período de competição, este Brabham BT14 sofreu muitas alterações, tantas que acabaria convertido num Brabham BT21 na época. A mais óbvia modificação reside na motorização, estando agora equipado com um Buick V8 de 3,9L de cilindrada, capaz de desenvolver 430cv de potência. Acoplado ao motor está uma caixa transaxle Hewland FG400.


Este conjunto foi levado a leilão no passado dia 11 de Outubro de 2023, através da plataforma Collecting Cars, sendo vendido por cerca de 120 mil francos suíços, o equivalente a cerca de 127 mil euros.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube