O único Peugeot 309 GTI 16 com kit Dimma e compressor volumétrico

Clássicos 30 Dez 2023

O único Peugeot 309 GTI 16 com kit Dimma e compressor volumétrico

O Peugeot 309 foi lançado em 1985, sendo desenvolvido inicialmente para a Talbot, na qual adoptaria o nome Talbot Arizona, no entanto isso nunca se viria a concretizar. Com o objectivo de substituir o Horizon, acabou por ser vendido como Peugeot, pois o Grupo PSA decidiu descontinuar a marca Talbot.


Em 1987 é lançada a versão mais desportiva, o 309 GTI, equipado com o mesmo motor do 205 1.9 GTI, o XU9JA, mas aqui num chassis mais equilibrado. Inicialmente debitava 130cv, mas com a introdução de medidas antipoluição, a potência baixaria para os 122cv, em 1992.


Este modelo diferenciava-se dos restantes 309, com os pára-choques da frente com quatro faróis auxiliares, jantes Speedline de maiores polegadas, pára-choques traseiro diferente e spoiler traseiro. Além das alterações visíveis, também a suspensão foi melhorada. No interior contava com volante em pele e bancos mais desportivos. Este modelo estava disponível tanto na carroçaria de três, como na de cinco portas. Como extra, poderia vir equipado com fecho central e tecto de abrir deslizante.


Para elevar ainda mais as performances, em 1989 é lançado o Peugeot 309 GTI 16, agora com o motor XU9J4 com cabeça de 16 válvulas, o mesmo motor do 405 Mi16. A suspensão foi novamente melhorada e as vias alargadas, para poder lidar melhor com o aumento da potência para os 160cv. Em 1992 a potência também cairia para os 148cv.


A Dimma Design era uma famosa empresa belga, responsável por produzir os kit’s estéticos para vários automóveis de rali nas categorias Kit Car, Maxi e WRC, tendo também disponibilizado esses kit’s para modelos de estrada, quando requeridos pelos proprietários através dos concessionários das marcas. Para além das alterações estéticas, a Dimma também desenvolvia os motores de modo a retirar mais potência e, uma dessas formas consistia na adição de um compressor volumétrico.


O Peugeot 309 não é dos modelos mais comuns a receber o kit Dimma, no então alguns exemplares também foram transformados pela empresa belga. Neste artigo encontramos asassim um exemplar ainda mais especial, pois é o único Peugeot 309 GTI 16 Dimma Compresseur produzido.


Adquirido novo em 1993, foi logo para a Dimma para receber o kit estético, que incluiu as jantes de 16” Speedline bipartidas, além de uma rollcage da Matter. No entanto, este modelo não se ficou por aqui, pois a Dimma alterou ainda o motor, pelas mãos de Jean Gélon, onde se incluiu um compressor Opcon, uma centralina melhorada e árvores de cames da Schrick, acabando o motor com 240cv de potência.


No passado dia 15 de Outubro foi levado a leilão, num evento levado a cabo pela Aguttes destinado apenas a modelos do Grupo PSA, onde se incluíram alguns protótipos das próprias marcas do grupo. Foi vendido por 48.240 euros com apenas 12.800km percorridos até à data.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube