Protótipo do Dia: Seat Arosa Racer

Clássicos 28 Dez 2023

Protótipo do Dia: Seat Arosa Racer

Por Tiago Nova

O Seat Arosa, com o código interno 6H, foi produzido entre 1997 e 2004, substituindo o icónico Marbella. Construído sob a mesma plataforma do Volkswagen Lupo, a A00, foi desenhado por Jozef Kaban, o mesmo designar do Bugatti Veyron.


Apesar de partilhar grande parte dos componentes mecânicos, incluindo os motores, houve uma mecânica que não foi oferecida no Arosa, o 1,6L de 125cv que equipava o Lupo GTI, sendo que a versão mais potente do primeiro era o 16V equipado com o motor 1,4L de 100cv.


No entanto, a Seat produziu um protótipo equipado com o propulsor do irmão germânico Lupo GTI, focado ainda mais para a pista. Designado de Arosa Racer, foi desenvolvido pelo departamento de competição da marca espanhola, a Seat Sport, e apresentado no Salão de Frankfurt de 2001, ao mesmo tempo que outro protótipo baseado no mesmo modelo, o Arosa City Cruiser.


Para além do motor de 1,6L, 16 válvulas e 125cv, o Arosa Racer estava também equipado com uma caixa manual de seis velocidades. A suspensão, assim como a travagem, também foi melhorada, tornando-se mais dura e rija..


Exteriormente, é possível ver um desenho estético mais agressivo, com as jantes OZ de 15” pintadas de branco, para contrastar com a cor Flash Red, tendo ainda outros pormenores brancos, como o tejadilho e os espelhos retrovisores. Na traseira é possível ver a saída de escape central, tal como no Lupo GTI e no Arosa 16V.


No interior, os bancos traseiros foram removidos e, no lugar dos bancos frontais, foram montadas duas backets Momo com cintos de quatro pontos. Atrás destas foi montada uma barra de reforço que também serve de apoio para fixar os cintos de competição.


Infelizmente, esta versão nunca foi produzida em série e apenas um protótipo, totalmente funcional, foi construído, permanecendo no armazém dos automóveis raros e clássicos da Seat, em Martorell.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube