Esta Cagiva Elefant participou no Rali Dakar de 1996

25 Dez 2023

Esta Cagiva Elefant participou no Rali Dakar de 1996

A Cagiva foi uma fabricante de motos italiana, fundada em 1950 por Giovanni Castiglioni, para a produção de pequenos componentes metálicos. Apenas em 1978 a empresa entrou na produção de motociclos com a tomada de posse dos filhos de Giovanni e a compra de uma fábrica da Aermacchi/AMF-Harley-Davidson. O nome Cagiva deriva de CAstiglioni GIovanni VArese. Após ser adquirida pelo neto do fundador, em 2009, cessou a produção em 2012.


A marca italiana sempre esteve ligada às competições, sejam de motocross, Dakar ou MotoGP e, em 1983, adquire motores Ducati para conseguir atingir um patamar superior. Em 1985 chega mesmo a adquirir a Ducati, mantendo ambas as marcas em actividade.


Em 1984 é lançado o modelo Elefant, como modelo de todo-o-terreno da marca, utilizado para competir nos vários Rali Dakar, vencendo a sua categoria em 1990 e 1994, em ambas as edições pelo piloto Edi Orioli e sempre equipado com motores Ducati.


Presente neste artigo está uma Cagiva Elefant que competiu no Rali Granada Dakar de 1996 com o piloto Cyril Esquirol aos comandos. Infelizmente, a dupla Elefant e Cyril tiveram de desistir, após uma queda que causou ferimentos ao piloto.


Esta Elefant 900 está equipada com o mesmo motor V-twin da Ducati 900SS. Além do motor, tem também a forquilha Marzocchi, mono amortecedor traseiro Öhlins e travões de disco Nissin. Com um peso de 180kg, muito devido ao uso de alumínio e fibra de carbono na sua construção, a Elefant é capaz de atingir os 180km/h de velocidade máxima.


Após estar diversos anos em exposição estática numa colecção privada, foi levada a leilão, no passado dia 8 de Outubro, num evento organizado pela Bonhams, na Bélgica, sendo vendida por 13.800 euros.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube