Clássicos • 07 Mai 2019
Gosta de escrever sobre automóveis? Fale com o Jornal dos Clássicos
O ano que agora encerra trouxe consigo um conjunto importante de desafios, quer no que toca à conjuntura internacional, quer ainda no que concerne ao leque de acontecimentos nacionais com que nos deparámos.
Procurando ir ao encontro dos anseios dos nossos leitores, sempre com o espírito de missão que nos norteia, o único jornal online, diário e em português para os apaixonados por veículos clássicos apresentou diariamente ao longo do ano um catálogo de notícias, artigos e reflexões transversais ao universo dos clássicos. Chegados agora ao fim de 2023, apresentamos os cinco artigos mais lidos nestes doze meses.
No quinto lugar, e a comprovar a atenção que o mercado dos clássicos desperta nos entusiastas, encontramos o artigo Ferrari 330 LM / 250 GTO by Scaglietti leiloado por 51,7 milhões, apresentando o exemplar do mais caro automóvel da casa de Maranello vendido em leilão até à data.
Às portas do pódio, temos Os 15 automóveis mais peculiares já fabricados: o conceito de estranheza é, em si mesmo, passível de ser entendido sob as muitas perspectivas que encerra perante cada um. Em muitos casos, damos por nós a sentir as palavras de Pessoa, primeiro estranhado, depois deixando-se entranhar. Onde inicialmente víamos estranheza, passamos a observar peculiaridades que conferem uma personalidade única a um particular objecto – neste caso, ao automóvel.
Em terceiro lugar, encontramos Quando Portugal enganou o Papa com um Rolls-Royce, escrito aquando do regresso de um Sumo Pontífice a Portugal, com a visita do Papa Francisco no âmbito da Jornada Mundial da Juventude realizada no nosso país em Agosto.
A extraordinária cidade do Porto dos anos 50 e 60 em imagens é o artigo que alcança o segundo lugar desta lista, demonstrando o valor que a nostalgia pelos nossos lugares sempre ocupa, numa recordação visual de como era a Cidade Invicta em meados do século passado.
Em primeiro lugar, surge então Cinco razões para certificar o seu clássico. Num tempo em que a preservação do nosso património histórico, cultural, social e artístico se revela premente para um futuro mais sustentado, o interesse por este artigo demonstrou a preocupação dos nossos leitores perante a esfera das Certificações de Veículos de Interesse Histórico – um processo essencial para a conservação do valor patrimonial de um automóvel e de um motociclo.
Estes são os cinco artigos mais lidos durante o ano no nosso Jornal. Para antecipar quais serão as escolhas daqui a um ano, mantenha-se atento aos nossos espaços: o Jornal dos Clássicos contará consigo, para a nova e fascinante viagem que iniciaremos em Janeiro.
Clássicos • 07 Mai 2019
Gosta de escrever sobre automóveis? Fale com o Jornal dos Clássicos
Clássicos • 17 Dez 2021
Clássicos • 23 Dez 2021
Colecções de Sonho: Frederico Valsassina, o “arquitecto” das motos antigas