Dinard Elégance, um concurso de nível mundial

Eventos 19 Dez 2023

Dinard Elégance, um concurso de nível mundial

Por Jean Luc Despierre

É na cidade bretã em frente a Saint-Malo, desenvolvida desde o início do século XX graças à aristocracia e às famílias reais vindas de toda a Europa, que Dinard assume toda a sua dimensão.

Foi sob o impulso de um certo “socialite” bem conhecido nos salões parisienses, André de Fouquières, o primeiro a ter a ideia de estabelecer regras para este universo, baseado nos famosos 3 “C”: construtor de carroçarias, costureiro e chapéu (poder-se-ia mesmo acrescentar o motorista e o cão). Nasce assim o “Concours d’Elegance” ao “estilo francês” e o primeiro realizar-se-ia em Dinard, a 4 de Setembro de 1921.

Foi com esta ideia que a associação Dinard Elégance, dirigida por Denis Cohignac e pela sua mulher Juliette, com o apoio incondicional do Presidente da Câmara de Dinard, Arnaud Salmon, relançou o Concurso de Elegância de Dinard por ocasião do seu 100º aniversário, a 21 de setembro de 2021.

Desde então, tem-se realizado de dois em dois anos nesta bela cidade, com um aumento da gama, da qualidade e da reputação dos automóveis expostos. Este ano, estiveram representados dez países (entre os quais a Índia, os EUA, a Alemanha, a Bélgica, o Reino Unido, os Países Baixos, a Suíça e, claro, a França) com automóveis excepcionais.

O Concours d’Elegance teve lugar na noite de sábado, 18 de Junho, em frente ao Solar, no majestoso parque de Port Breton, com mais de 2500 pessoas participaram no desfile. Este ano, puderam votar no seu favorito directamente através do seu telemóvel e de um código qr que indicava as características dos automóveis. O concurso é gerido pela Fédération Française des Véhicules d’Epoque (FFVE), que dispõe de uma carta precisa e de um sistema de classificação baseado na autenticidade, no design do carro, na elegância da mulher ou do casal que o apresenta e na harmonia geral.

Entre os 32 automóveis participantes, conta-se o Trefle Citroën 5HP Type C, que a Sra. Georgina Citroën apresentou pessoalmente em Dinard, alguns meses antes da sua apresentação oficial no Salão Automóvel de Paris. Também o imponente Packard 1101, o Eight Tourer de Rajiv e da Princesa Nisha Kehr, que chegou directamente da Índia de barco, e o surpreendente Zélé Zagato de 1974, um carro eléctrico alimentado por duas baterias de 12 volts (foram construídos cerca de 500) e brilhantemente apresentado por David e Barbara Whale.

A classificação ditou os seguintes resultados:

  • Prémio de Excelência: Delage D8 120 S de Villars 1938;
  • Prémio da cidade de Dinard: Alfa Romeo Aprile 1931;
  • Prémio do público: Avion Voisin C25 Aerodyne 1935;
  • Prémio categoria Vintage (antes de 1930): Stutz Vertical 1929;
  • Prémio pós-vintage (1931-1940) : Buick Coupé Chauffeur;
  • Prémio da categoria Clássicos (1941-1960) : Delahaye Chapron 135 M 1950;
  • Clássico após 1960: Alvis TD21 S1;

O Concurso de Elegância de Dinard regressará novamente em 2025.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube