Competição • 24 Nov 2020
Os 250 Km do Estoril: Troféu Mini com discussão final aos centésimos de segundo
Foi no passado fim-de-semana que assistimos à grande final do Group 1 Portugal e Troféu Mini, competições organizadas e promovidas pela Touring Racing que disputaram os clássicos 250km do Estoril.
Com 45 carros na grelha de partida, a maior de sempre da história da competição para esta prova, a Touring Racing completou o seu primeiro ano com chave de ouro, numa corrida de duas horas onde a emoção não faltou por um único segundo.
Nos H81-2000, o grande troféu foi para a dupla de Ricardo Pereira e Paulo Vieira, que na manhã de Domingo foram os mais velozes conquistando a pole position, que conseguiram converter em pontos máximos na corrida da tarde, com o bónus do ponto da volta mais rápida para Pereira. No entanto a festa de Pereira/Vieira, foi também motivo de celebração para Rui Ribeiro que celebrou a conquista do título (sucedendo assim a Ricardo Pereira que venceu em 2022). Rui Ribeiro sabia que só precisava de ficar atrás de Pereira desde que não houvesse outro concorrente entre eles, e quando faltavam apenas 5 minutos para o cair da bandeira de xadrez, o vasto pelotão estava neutralizado pelo Safety Car. Ribeiro, que dividia o Ford Escort RS 2000 com Rui Salgado, estava no terceiro posto da classificação com Ricardo Pereira na liderança e Francisco Freitas no segundo posto, o que não era suficiente para o título de Ribeiro. Até que, mal a bandeira verde se agitou, o carro de Francisco Freitas / Luís Pedro Liberal/ Steve Soper começou a falhar e o trio do #516 foi obrigado a encostar, quando estavam prestes a tentar tomar de assalto a liderança, um momento de partir o coração para a Curator Garage por um lado e um momento de euforia para a equipa de Rui Ribeiro. Um título ficava assim decidido nas últimas voltas da última corrida do ano.
Ruben Veludo e Simon Knudsen vencem e convencem na corrida dos 250Km do Estoril
Depois de conseguirem a pole position de manhã, a dupla de Veludo e Knudsen encontrava-se muito motivada para completar o bom trabalho que tinham vindo a desenvolver durante o ano. E, com um bom arranque, a dupla consegui manter-se à frente na primeira curva até que foram surpreendidos por um Tiago Madeira que vinha com ganas de vitória, a dividir o carro com Tomás Pinto Abreu. Este assumiu a liderança e em conjunto com Ruben Veludo protagonizaram um autêntico espetáculo de ataque e defesa. Durante 25 minutos, não se descolaram nem deixaram uma única travagem por disputar, com Veludo a levar a melhor sobre Madeira quando este entrou para a sua paragem obrigatória. Contudo quando todos esperavam que esta luta continuasse com Tomás Pinto Abreu e Simon Knudsen, a dupla do carro 62 atrapalhuu-se com a o tempo de paragem e perdeu um minuto para os então líderes da corrida, o carro 55. Com a distracção dos seus mais diretos adversários, Simon Knudsen e Rúben Veludo apenas tiveram de ter a certeza que a sua estratégia não falhava para celebrarem o sabor do champanhe. E assim foi, com o Mini 55 a ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez na frente de João Silva e Tomás Pinto Abreu e Tiago Madeira, que viriam a ser penalizados após a corrida, tendo que ceder o lugar à carismática dupla de José Carvalhosa e Piero dal Maso.
No quinto posto, Nuno Azevedo e Diogo Azevedo superaram António Gago e Alberto Silva e concluíram as 2 horas de corrida na frente dos novos vencedores do Troféu Mini, José Paradela e Rafael Pereira. A dupla vencedora, que para esta prova final trouxe Cayo Santos para se divertir, sofreu problemas na caixa de velocidades ficando presa na 4ª mudança durante toda a prova, uma verdadeira prova de endurance e resiliência para os novos vencedores do Troféu Mini. Manuel Cota Dias, João Cavaleiro e Silva e Rui Salvada foram os sétimos classificados da competição promovida pela Touring Racing.
Para Francisco Pinto Abreu, responsável máximo da Touring Racing, “Foi uma prova de final de ano incrível! Com emoção de início ao fim e sem grandes percalços, que às vezes acontecem. Tenho de dar os parabéns a todos os pilotos equipas e as suas famílias por uns 250km do Estoril memoráveis que jamais me irei esquecer! Uma palavra de apreço a todos os vencedores das categorias e a todos os campeões que encontrámos hoje, grande ano! Resta-me desvendar que o calendário de 2024 será apresentado em Janeiro e que mais e melhores coisas estão para vir! Quero desejar um Feliz Natal a todos e umas ótimas entradas!”.
Competição • 24 Nov 2020
Os 250 Km do Estoril: Troféu Mini com discussão final aos centésimos de segundo
Competição • 23 Nov 2021
O derradeiro encontro do Super Seven by Toyo Tires no Circuito do Estoril
Competição • 19 Nov 2022
Group 1 Portugal regressa ao Estoril com recorde de inscritos