Esta Alfa Romeo 156 GTA SW esteve ao serviço dos bombeiros nos circuitos de Imola e Monza

Modernos 06 Dez 2023

Esta Alfa Romeo 156 GTA SW esteve ao serviço dos bombeiros nos circuitos de Imola e Monza

O Alfa Romeo 156 iniciou a produção em 1996 como substituto do 155 e o seu desenho esteve a cargo de Walter de Silva. Em Setembro de 2001 é lançada a versão mais musculada do modelo – a GTA – inspirada nos modelos de competição do passado, disponibilizada tanto nas carroçarias berlina como na carrinha Sportwagon.


O desenvolvimento dos 156 GTA foi feito em conjunto com a Stola, sendo esta responsável pelo desenvolvimento dos protótipos de teste, avaliados posteriormente pela Alfa Romeo. A produção dos 156 GTA era elaborada à mão e à parte dos 156 tradicionais, o que os torna ainda mais especiais. A produção terminaria em Outubro de 2005, com um total 1.973 berlinas e 1.678 Sportwagon.


O coração dos 156 GTA é o icónico motor Busso V6 com 3,2L de cilindrada, reconhecido a nível mundial pela sua sonoridade e capacidade de “galgar” rotações, produzindo 250cv de potência e 300Nm de binário.


Neste artigo encontramos uma 156 GTA Sportwagon muito especial, que foi encomendada especificamente para ser “a carrinha dos bombeiros” dos circuitos de Imola e de Monza, pertencentes à CEA.


Para atender melhor às necessidades, os bancos traseiros foram removidos e no seu lugar foram instalados dois suportes para grandes extintores. Na bagageira foi colocado um compartimento onde é possível levar tudo o que é necessário para uma situação de emergência e, em cima deste, foi aplicado o local onde são colocadas as mangueiras. Para segurança dos ocupantes e maior rigidez estrutural, foi ainda colocada uma rollcage integral.


Após a sua vida útil, esta 156 GTA Sportwagon foi vendida para mãos privadas e está agora de novo à venda, na The Automobile Store, na Holanda, por 34.900 euros. É, sem dúvida, uma excelente adição para uma colecção de automóveis com a competição no seu âmago.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube