Protótipo do Dia: Fiat Punto 4x4 T.L.

Clássicos 23 Nov 2023

Protótipo do Dia: Fiat Punto 4×4 T.L.

Por Tiago Nova

Com o lançamento da primeira geração do Fiat Punto em 1993, desenhado por Giorgetto Giugiaro para substituir o velhinho Uno, a Fiat, tal como era apanágio da marca italiana, desafiava os vários carroçadores italianos para produzirem versões diferentes do seu novo modelo, com o objectivo de serem apresentados no Salão de Turim de 1994.


A Giannini, para além de ter desenvolvido vários kits mais desportivos para o Punto, criou ainda uma versão completamente diferente daquilo que existia e, de certa forma, foi pioneira no conceito dos SUV de pequenas dimensões com base nos automóveis utilitários.


Dessa forma, criou o Punto 4×4 T.L., do qual o T.L. significa Tempo Libero, ou seja, tempo livre, dando ênfase à sua criação que tinha como principal objectivo fomentar o espírito de aventura. Com base num Punto de cinco portas, a Giannini aplicou um sistema de tracção integral, subindo ainda a altura ao solo. Além disso, acrescentou ainda um “mata-vacas” na frente, uma grade no tejadilho com dois faróis auxiliares, alargamentos das cavas das rodas e protecções de plástico.


O sistema de tracção integral foi desenvolvido pela Steyr-Puch, a mesma empresa austríaca responsável pela produção do sistema do Panda 4×4. O objectivo desta versão era ser mesmo uma versão maior e mais espaçosa do Panda 4×4.


Infelizmente, e apesar do sucesso aparente desta versão, a Fiat nunca avançou para a sua produção, restando apenas um protótipo para a posteridade.


Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube