Toyota FJ Bruiser, a junção de um clássico, um NASCAR e um Baja

Clássicos 21 Nov 2023

Toyota FJ Bruiser, a junção de um clássico, um NASCAR e um Baja

A Toyota foi uma das poucas marcas que marcou presença a nível oficial no maior evento de automóveis personalizados do mundo, o SEMA Show, que se realizou entre os dias 31 de Outubro e 3 de Novembro em Las Vegas.


Um dos modelos em maior foco foi o Land Cruiser, devido ao facto deste voltar a estar disponível no mercado americano. Para isso, a Toyota levou ao certame vários protótipos com base em automóveis do passado, como é o caso do Retro Cruiser, já aqui apresentado, e do FJ Bruiser.


Construído pela Toyota Motorsport, o FJ Bruiser tem como objectivo ser um veículo capaz de ultrapassar qualquer obstáculo. Partindo da base de um Land Cruiser FJ45 Pickup de 1966, apenas os painéis do modelo original sobreviveram e, na sua maioria, acabaram por ter alterações.


Por baixo da carroçaria encontra-se um chassis tubular com rollcage integrada. A suspensão de braços utiliza amortecedores Fox e molas Eibach, a que se juntam os eixos Currie na frente e traseira. O exterior é complementado por jantes de 20” da Method e pneus de 42” da BF Goodrich.


A locomover o FJ Bruiser temos o motor V8 oriundo da NASCAR Cup Series, de 5,9L de cilindrada, que desenvolve 725cv de potência e é equipado com um sistema de escape da MagnaFlow. Acoplado ao motor está uma caixa de três velocidades automáticas desenvolvida para competição pela Rancho Drivetrain Engineering. Através da caixa de transferências Advanced Adapter Atlas, o FJ Bruiser passa a contar com quatro velocidades, tanto com quatro rodas motrizes como com apenas duas.


No interior a atenção ao detalhe continua, com duas backets Momo Daytona com padrão único, a fazer lembrar os bancos originais do Land Cruiser, assim como um volante Jackie Stewart de 1968, da mesma marca.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube