Light Car Company Rocket, um dos automóveis concebidos por Gordon Murray

Clássicos 19 Nov 2023

Light Car Company Rocket, um dos automóveis concebidos por Gordon Murray

A Light Car Company foi uma empresa britânica de produção de automóveis em pequena escala, fundada em 1991 por Gordon Murray e pelo piloto Chris Craft, mantendo-se em actividade até 1998, produzindo no total 55 automóveis.

O único automóvel produzido pela empresa foi o Rocket, um modelo simples e minimalista, sendo no fundo um Fórmula 1 dos anos 60 com matrícula. O grande objectivo era este ser extramente leve e tal foi atingido, com um peso total de apenas 386kg, inferior a um Lotus Seven. O chassis do Rocket é tubular, construído em aço, e coberto por uma carroçaria de fibra de vidro.

Apesar da sua aparência, é possível sentar duas pessoas, com o condutor na frente e o passageiro atrás deste, podendo o seu compartimento ser tapado quando não usado. No interior é ainda possível ver o volante Moto-Lita e o quadrante digital. O Rocket tinha ainda a particularidade de estar equipado com dois faróis Hella que podiam ser retraídos quando não fossem necessários.

Para locomover o Rocket foi escolhido um motor de moto, mais propriamente o Yamaha FZR1000 EXUP, de quatro cilindros em linha, com 1,0L de cilindrada e quatro tempos, refrigerado a ar, com dois níveis de potência, 143 ou 165cv. Este está colocado na zona central traseira do automóvel e acoplado a uma caixa sequencial Weismann, que pode ter cinco ou seis velocidades e autoblocante.

No presente artigo está um Rocket de 1996, ou seja, das últimas dezenas de exemplares produzidos com o chassis número 048. A sua construção não foi terminada na época, sendo apenas concluído entre 2006 e 2009 nas instalações de Chris Craft, com algumas alterações, nomeadamente no campo da segurança e emissões.

De entre as modificações, podemos encontrar o aumento de cilindrada para os 1.170cc, assim como a adição de bielas Carrillo e caixa de ar em fibra de vidro. A potência é enviada para a caixa de cinco velocidades, que por sua vez a transmite para o diferencial autoblocante Salisbury de duas velocidades. Além disso, conta também com amortecedores Bilstein, molas Eibach e pinças de travão Alcon de quatro pistões na frente. O exterior foi pintado na cor Yamaha Ocean Depth Mica Metallic e colmatado pelas jantes OZ de 15”.

O primeiro proprietário foi o escritor Clive Neville, que aproveitou o facto de ter na sua posse um Rocket para editar um livro sobre o modelo, The Light Car Company Rocket: The Singular Vision of Two Men.

No passado dia 20 de Setembro foi levado a leilão, através da plataforma Bring a Trailer, sendo vendido por 295 mil dólares, cerca de 280 mil euros.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube