Cinco razões para certificar o seu clássico

Clássicos 19 Nov 2023

Cinco razões para certificar o seu clássico

Apesar da ampla existência de informação sobre as Certificações de Veículos de Interesse Histórico, ainda persistem hoje, dentro da comunidade ligada aos automóveis e motos antigas, muitas dúvidas, mistificações, e até preconceitos, sobre o valor deste processo, como atestam as inúmeras mensagens que o Jornal dos Clássicos recebe sobre este tema nos seus diferentes canais.

Afim de esclarecermos os nossos leitores, escolhemos aquelas que nos parecem ser as cinco principais razões (e vantagens) de certificar um clássico, um processo que tem como base a preservação do valor global e efectivo do mesmo.

1. Atestar o estado de conservação e originalidade


Certificar um veículo de interesse histórico confere ao mesmo a garantia, por uma entidade terceira e independente, deste se encontrar no adequado estado de conservação e originalidade, no que toca às suas características de concepção e construção, encontrando-se assim fiel às suas origens e à sua época.

2. Isenção de Inspecção Peródica Obrigatória

Todos os veículos (com mais de 30 anos) certificados como Veículo de Interesse Histórico ficam automaticamente isentos da Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), durante o período de validade da Certificação.

3. Isenção do Imposto Único de Circulação

Todos os veículos importados de um país da União Europeia – e que tenham a primeira matrícula anterior a 1981 – estão automaticamente isentos de IUC. Porém, todos os veículos posteriores a 1981 podem obter a isenção deste imposto, desde que estejam certificados como Veículo de Interesse Histórico e tenham, pelo menos, 30 anos de idade desde a data do seu fabrico.

4. Reconhecimento como Clássico ou Futuro Clássico

A certificação permite que o veículo possa ser reconhecido de forma sustentável e segura como Futuro Clássico (de 20 a 29 anos) ou como Clássico (com 30 ou mais anos), o que se torna particularmente importante em caso de sinistro, uma vez que o seu valor deixa de ser regido pela tabela normal de desvalorização utilizada pelas seguradoras para automóveis usados, passando a aplicar-se o valor de cotação de mercado actual do automóvel, enquanto veículo clássico e de interesse histórico.

5. Circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas

Todo e qualquer veículo certificado pode circular, sem qualquer tipo de limitação, nas cada vez mais numerosas zonas de emissões reduzidas.

Razão bónus: Valorização histórica e patrimonial

Certificar como Veículo de Interesse Histórico permite atestar a qualidade de conservação e originalidade de um determinado veículo, conferindo-lhe assim uma avaliação rigorosa e sustentada que conduz à sua natural valorização, quer enquanto bem material, quer também enquanto elemento com o devido e atestado valor histórico, social, cultural, artístico e patrimonial.

Em tempos de especial turbulência no que toca às mudanças no paradigma da mobilidade de pessoas, bens e serviços, a Certificação de Veículos de Interesse Histórico garante assim a preservação de um património indissociável da vida dos cidadãos, olhando ao futuro com a consciência sustentada da história passada, permitindo também a  utilização dos veículos de forma contínua, num contexto cada vez mais limitatório da sua utilização e usufruto.

Classificados

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Pedro CostaMiguel Quintas Recent comment authors
Miguel Quintas
Membro
Miguel Quintas

Boas..tenho um Datsun sunny 1200′ 80..ao ler esta notícia reparei que há muitos benefícios em registar o carro como clássico..a minha questão é:
Sai mais barato fazer o registo como clássico (qual a periodicidade do pagamento?) Ou pagar o IUC todos os anos?e sendo um veículo que circula na via pública não faz inspecção?ou é a tal entidade particular que emite uma autorização de circulação? E é feita todos os anos?não fica mais caro que a inspecção?
Desde já agradecido
Miguel

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube