Arquivos • 10 Mai 2024
Clássicos • 16 Nov 2023
Daihatsu Charade De Tomaso: O pequeno nipónico com sotaque italiano
O Daihatsu Charade foi um pequeno automóvel produzido entre 1977 e 2000, ao longo de quatro gerações, apesar do nome ser utilizado até 2013, numa versão idêntica ao Toyota Yaris. A quarta geração foi lançada em Janeiro de 1993, sendo um pouco maior que a anterior.
A versão mais desportiva da anterior geração era o Charade GTti que não viu continuidade nesta quarta geração, sendo substituído por uma versão mais convencional, denominado por Charade GTi, equipado com o motor de 1,6L de cilindrada, uma árvore de cames à cabeça e 16 válvulas, e capaz de debitar 105cv de potência.
No mercado interno do Japão, a Daihatsu lança a versão Charade De Tomaso, em honra a Alejandro de Tomaso dono da Innocenti, marca essa que teve uma estreita relação com a Daihatsu. Esta versão tinha uma árvore de cames mais agressiva, sendo capaz de debitar 124cv.
Outros elementos diferenciadores destas versões incluíam um kit estético mais “agressivo”, jantes específicas, pneus mais desportivos, bancos Recaro e volante Nardi Torino. Apesar das quase 120 mil unidades produzidas, hoje acabam por ser modelos algo raros.
Neste artigo encontramos um raro exemplar de 1995, que foi vendido no passado dia 30 de Julho num leilão levado a cabo pela plataforma BINGO, por quase 1,1 milhões de yenes, cerca de sete mil euros.