Protótipo do Dia: BMW M3 GTR Straßenversion

Clássicos 15 Nov 2023

Protótipo do Dia: BMW M3 GTR Straßenversion

Por Tiago Nova

A BMW Motorsport criou originalmente o BMW M3 E30 de modo a obter a homologação na categoria de Grupo A, acabando este por ser um modelo de sucesso, uma vez que vendeu bem mais que as 5.000 unidades requeridas para o efeito.

Quando surgiu a segunda geração do BMW M3, baseada no Série 3 E36, a BMW Motorsport tornou o automóvel mais confortável e menos focado que o anterior, melhorando no entanto as suas performances, visto que as regulamentações tinham mudado e não era já o M3 o modelo escolhido para competir nos Campeonatos de Automóveis de Turismo.

Ainda assim, o BMW M3 acabou por chegar às pistas, mas agora nas categorias de GT e, por sua vez, nos campeonatos de resistência. A BMW decidiu apostar no campeonato ADAC GT Cup, no qual, e por imposição dos regulamente, era obrigatória a produção de uma unidade de estrada, semelhante ao modelo de competição.

Nascia assim o M3 GTR Straßenversion (“Versão de Estrada”), que era em tudo semelhante aos seus irmãos de competição, incluindo a carroçaria mais larga e com os vários spoilers, assim como o interior, despido de qualquer luxo e onde se podiam ver duas backets Recaro, arneses da Sabelt e uma rollcage. O look exterior é complementado pelas jantes bipartidas da BBS de 18” e pelos vidros em policarbonato (exceptuando o para-brisas).

A suspensão também é idêntica ao modelo de competição, com uma altura ao solo reduzida, assim como amortecedores e barras estabilizadoras ajustáveis. Ao nível da travagem foi mantida a mesma do M3 tradicional, com excepção feita ao sistema de ABS que foi removido, uma vez que não era permitido o seu uso no campeonato.

O motor de seis cilindros em linha tem por base o S50 B30 do M3 de estrada, mas os cilindros foram alargados 0,4mm para um aumento de cilindrada de 28cc de modo a perfazer 3.018cc de cilindrada total. O bloco do motor permanece em ferro fundido com a cabeça em alumínio de duas árvores de cames e 24 válvulas no total, onde também permanece integrado o sistema VANOS e as seis borboletas individuais de admissão. A potência aumentou dos 286cv para os 300cv às mesmas 7.000rpm, isto na versão de estrada do M3 GTR, já que em competição chegava aos 325cv. É enviada para as rodas traseiras através de uma caixa manual de seis velocidades da ZF e um diferencial autoblocante.

O peso total do M3 GTR Straßenversion fixa-se nos 1.300kg, cerca de 160kg menos que o M3 Coupe tradicional e é capaz de atingir mais de 265km/h de velocidade máxima.

A BMW nunca teve intenções de levar este modelo para produção, por mais pequena que fosse, e apenas um exemplar do M3 GTR Straßenversion foi produzido. Este único exemplar foi vendido à família Quandt que esta era ainda na época um dos maiores accionistas da BMW, pois Herbert Quandt salvou a empresa da falência nos anos 60. Na actualidade, o paradeiro do M3 GTR Straßenversion é desconhecido.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube