Clássicos • 06 Jan 2019
Clássicos • 14 Nov 2023
Ferrari 330 LM / 250 GTO by Scaglietti leiloado por 51,7 milhões
A oportunidade ímpar numa geração de possuir o único Ferrari 330 LM / 250 GTO Série I de fábrica, com o chassis 3765, chegou ao fim, com a RM Sotheby’s a escrever o último capítulo do mais singular exemplar, vendido esta semana por 51,7 milhões de dólares (cerca de 48 milhões de euros) na Sotheby’s New York durante a sua Marquee Week Sales de Arte Moderna e Contemporânea, atingindo assim o recorde do mais caro automóvel da casa de Maranello vendido em leilão.
Considerada uma oportunidade extraordinária para adquirir o Santo Graal do panteão dos automóveis desportivos, a aquisição desta importante peça da história do automobilismo permite que o seu próximo proprietário tenha imensas oportunidades de continuar a desfrutar de passeios e corridas vintage ou de o exibir nos principais concursos de elegância e encontros de marcas em todo o mundo, perpetuando uma história absolutamente única.
“Celebrar esta venda durante a semana da Sotheby’s realça a estatura sem paralelo deste Ferrari como um dos objectos mais desejados do mundo. O resultado, alcançado através da colaboração entre a Ferrari, a RM Sotheby’s e a Sotheby’s, reflecte a nossa busca mútua pela perfeição – espelhando o mesmo espírito que Enzo Ferrari encarnou ao conceber este automóvel. Com um valor de 51,7 milhões de dólares, esta transacção acrescenta um novo capítulo a um veículo com um legado inigualável. Agora, está entre os carros mais caros vendidos em leilão, um verdadeiro testemunho do seu lugar singular na história”, afirmou Gord Duff, Director Global de Leilões da RM Sotheby’s.
Sendo o único GTO Tipo 1962 que correu pela Scuderia Ferrari, este exemplar possui uma história impressionante e lendária. Só o seu pedigree de corrida inclui a conquista de uma vitória na classe e um 2º lugar geral nos 1000 KM de Nürburgring de 1962. Foi pilotado por Mike Parkes e Lorenzo Bandini para a Scuderia Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1962, e também assegurou a posição de segundo classificado no Campeonato da Rampa da Sicília de 1965. Anteriormente propriedade de um presidente do Ferrari Club of America, ganhou um Prémio FCA Platinum e a Coppa Bella Macchina no Cavallino Classic, ficou em 2º lugar na classe GTO no Pebble Beach Concours d’Elegance de 2011 e recebeu um Best of Show no Amelia Island Concours d’Elegance.
Deixe um comentário