Para celebrar os 50 anos do estúdio de design Calty da Toyota foram apresentadas imagens de protótipos inéditos

Clássicos 02 Nov 2023

Para celebrar os 50 anos do estúdio de design Calty da Toyota foram apresentadas imagens de protótipos inéditos

O Calty Design Research Incorporated é um estúdio de desenho da Toyota, aberto em 1973 na Califórnia, com o objectivo de produzir protótipos que iam de encontro aos gostos e necessidades dos americanos. Foi este o estúdio responsável pelo início da concepção dos modelos Lexus, apesar dos desenhos serem eventualmente demasiado radicais para os executivos da Toyota no Japão.


Para celebrar os 50 anos deste estúdio decidiram construir um protótipo, o Baby Lunar Cruiser, inspirado no Land Cruiser FJ40. No entanto, as comemorações não se ficaram por aqui e, ao mesmo tempo, apresentaram imagens de protótipos construídos no Calty que nunca tinham sido antes vistos fora das instalações.


Das fotografias apresentadas, podemos destacar o protótipo MX-1 de 1983, com um desenho em cunha, motor central e portas de abertura em tesoura. O MX-2 levava o conceito mais além, com um desenho ainda mais futurista e portas de abertura em “asa de gaivota”.


Se estes dois protótipos são exuberantes, mas nunca foram pensados para a produção, o mesmo não se pode dizer do protótipo do Supra A80 desenhado e produzido no Calty e que poderia mudar por completo da história de um dos modelos mais famosos da marca nipónica.


Porém, não só de desportivos é feito o estúdio Calty, do que é exemplo o protótipo do Land Cruiser FJ40, uma caravana, ou o Scion NYC. Fique agora a conhecer estes exemplares na galeria que hoje apresentamos.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube