Clássicos 01 Nov 2023

Passeio da Semana: Mercedes-Benz 770K Grosser

O impactante Mercedes-Benz 770K Grosser blindado de 1938 é um dos automóveis com mais história da colecção do Museu do Caramulo, tendo sido encomendado para o então Presidente do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar.

Imponente por natureza, luxuoso por desígnio, o modelo 700 era motorizado por um oito cilindros em linha com válvulas à cabeça e pistões em alumínio, com 7,7 litros de capacidade, debitando 150cv de potência às 2800 rotações por minuto. Opcionalmente, o cliente podia encomendar uma versão 700K, equipada com um compressor tipo Roots, que elevava a potência para os 200cv às 2800 rotações por minuto, possibilitando uma velocidade máxima de 160 km/h. Ao nível da transmissão, o modelo 700 utilizava uma caixa de quatro velocidades, sendo a primeira velocidade uma relação directa e a quarta velocidade uma overdrive. A carroçaria do Mercedes-Benz 770 assentava num chassis em escada, medindo 3750 mm entre eixos e 1500 mm de largura. Em termos de suspensão, este modelo fazia uso de molas de lâmina em ambos os eixos.

Trabalhando por encomenda, a linha de montagem dos 770 fabricava também versões exclusivas do modelo, tais como a limousine Pullman, na qual podiam viajar várias personalidades no mais completo luxo, e ainda a versão Pullmansteel, um blindado destinado aos mais altos dignatários e à sua protecção. Do maior e mais caro Mercedes-Benz, foram produzidas em Untertürkheim, de 1930 a 1938, 117 unidades, com várias carroçarias, das quais 42 blindadas, na forma limousine Pullmann. O Imperador do Japão, Hiroito, adquiriu três, e para o Estado Português vieram dois em 1938.


Venha connosco neste passeio, que poderá repetir ao vivo no próximo Sábado, dia 4 de Novembro, n’O Museu na Rua, evento levado a cabo pelo Museu do Caramulo.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube