Protótipo do dia: Opel Corsa Sprint

Clássicos 27 Out 2023

Protótipo do dia: Opel Corsa Sprint

Por Tiago Nova

Após apresentar o seu novo citadino Corsa, em 1982, a Opel decidiu iniciar o desenvolvimento de um automóvel que pudesse competir na categoria rainha dos ralis, de modo a promover não apenas este seu novo modelo, mas também a imagem desportiva da marca.

Para isso, contou com a ajuda da preparadora germânica Irmscher, parceira de longa data da marca de Rüsselsheim, no que toca à preparação mecânica. O objectivo era competir na categoria até 1.300cc, utilizando assim a base do Corsa SR, mas elevando a potência para uns impressionantes 126cv às 7.600rpm.

No interior foi removido tudo aquilo que não era necessário, sendo adicionado um rollbar, duas backets (com a remoção dos bancos traseiros), cintos de quatro pontos, depósito de combustível na zona traseira com capacidade de 80 litros e alguns manómetros auxiliares de fácil remoção, desenhados pela Opel Design. O peso total fixou-se nos 750kg.

O design esteve a cargo da própria Opel, que criou um modelo extremamente agressivo e de rápida associação aos modelos de competição, com uma frente redesenhada, faróis auxiliares na grelha, alargamentos pronunciados na carroçaria, entradas de ar no capot a ecoar as do Manta B 400 de Grupo B, novos pára-choques e protecções nos farolins. O trabalho final viria a ser apresentado no Salão de Frankfurt de 1983.

Infelizmente, o projecto acabou por não avançar e não houve Corsa Sprint nem em competição, nem na estrada. Para a história fica a recordação de um exemplar único.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube