Clássicos 26 Out 2023

Dueto: Ferrari 166MM e Ferrari 195 Inter

O quinto e penúltimo episódio da série traz consigo um dueto entre o Ferrari 166MM e o Ferrari 195 Inter. Além de serem dois dos mais antigos representantes da casa de Maranello em Portugal, o Ferrari 166MM de 1950 e o Ferrari 195 Inter de 1951 são duas faces da mesma moeda. O primeiro nasceu para a competição e o segundo para turismo, mas os dois incorporam o incontornável DNA desportivo da Ferrari.

O Ferrari 166 MM Barchetta Touring foi apresentado pela primeira vez no Salão de Turim em Setembro de 1948. Tendo como objectivo a participação em provas de longa distância, como as Mille Miglia (de onde deriva a sigla “MM”) e em homenagem à vitória do seu antecessor “166 Sport” na histórica corrida, o 166 MM foi também designado de “Barchetta”, pois a forma da sua carroçaria evoca-nos um pequeno barco (barchetta em italiano). Além da sua extraordinária história enquanto automóvel de corridas, este Ferrari, com o chassis #0056M, e equipado com o histórico motor V12 elaborado Gioacchino Colombo, foi também o primeiro modelo da marca italiana a entrar em Portugal. a 10 de Junho de 1950.

Já o Ferrari 195 Inter tem os géneses na competição, mas se do carro de corrida vinham as performances e a mecânica potente e robusta, de algumas das principais firmas de design automóvel saíam as mais elaboradas e exclusivas carroçarias. No caso dos 195 Inter, cujo número total de chassis não ultrapassou os 26, uma das mais apreciadas foi a desenhada por Vignale. Dez clientes optaram pelas suas linhas fortes, destacando-se a grelha agressiva e o pilar C, muito elegante, que se prolonga até à tampa do porta-bagagens. O chassis número 0103 S foi registado em Abril, com a mesma matrícula que tem hoje, por João Gaspar.


Subscreva o canal do Jornal dos Clássicos no Youtube para não perder nenhum dos episódios da série “Dueto”.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube