Minerva Series I, o raro veículo militar belga produzido com base no Land Rover

Clássicos 23 Out 2023

Minerva Series I, o raro veículo militar belga produzido com base no Land Rover

A Minerva foi uma empresa de produção de automóveis de luxo belga, fundada em 1897, que começou por construir bicicletas, passando posteriormente para as motos em 1900 e, finalmente, os automóveis em 1902. Devido a dificuldades financeiras, a empresa fundiu-se nos anos 30 com a Imperia, outra fabricante de automóveis belgas.


Após a Segunda Guerra Mundial, a Minerva mudou por completo o seu rumo, ao iniciar a produção dos Land Rover Series I sob licença a partir de 1951, para o exército belga. No entanto, a produção terminou e a marca extinguiu-se em 1956, após 8.959 exemplares produzidos.


O chassis e mecânica eram exactamente iguais aos Land Rover 80” e 86”, no entanto, a maior alteração residia na carroçaria, que tinha um desenho diferente e era produzida em aço, na sua grande maioria.


Presente neste artigo está um raro Minerva Series I Blindé, equipado com uma frente blindada, que incluiu os vidros à prova de bala.  Além disso, possuíam ainda duas metralhadoras na frente e uma na traseira.


Esta é das versões mais raras, pois pensa-se que apenas terão sido produzidas umas poucas dezenas de unidades (entre 36 a 60), sendo raros os exemplares sobreviventes, pois grande parte deles foram destruídos ou abandonados durante a Guerra do Congo.


Este exemplar esteve ao serviço das forças armadas belgas durante a sua vida, até ser adquirido por um militar em 2010, que iniciou um restauro minucioso. No passado dia 9 de Setembro foi levado a leilão, num evento organizado pela Bonhams aquando do Goodwood Revival, sendo vendido por 25.300 libras, cerca de 29 mil euros.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube