Alfa Romeo 6C 2500 S vence a edição inaugural do Concurso de Elegância Varignana 1705

Clássicos 23 Out 2023

Alfa Romeo 6C 2500 S vence a edição inaugural do Concurso de Elegância Varignana 1705

O Alfa Romeo 6C 2500 S Berlinetta Touring de 1939, propriedade de Corrado e Elena Lopresto, foi galardoado com o prestigiado prémio “Best of Show” na edição inaugural do Concurso de Elegância Varignana 1705 em Bolonha, Itália.

Este prémio tem um duplo significado histórico, uma vez que – além de constituir a primeira edição deste concurso – foi o 300º prémio ganho pelo famoso coleccionador Corrado Lopresto.

Um distinto painel de conhecedores do sector automóvel, incluindo o Presidente do Júri Stefano Pasini, autor de renome de mais de 30 livros sobre automóveis, o Eng. Lorenzo Ramaciotti, antigo chefe de design da Pininfarina e Presidente do Concurso de Elegância de Villa d’Este, bem como o Dr. Gianni Mercatali e a Dra. Alessandra Giorgetti, figuras estimadas em júris automóveis globais, deliberaram meticulosamente no cenário opulento do Comboio Real do Palazzo di Varignana, para seleccionar os vencedores em cada categoria.


Os juízes destacaram o Alfa Romeo 6C 2500 S Berlinetta Touring de 1939 pelo seu design inigualável, pela sua rica história e por ter sido alvo de um restauro meticuloso que permite agora aos admiradores contemplar o automóvel em condições imaculadas, o qual se encontra completo com o seu documento de registo e matrícula originais, revelando antigos proprietários ilustres como o Príncipe Caetani. O automóvel ficou em primeiro lugar entre os 23 veículos cuidadosamente seleccionados em exposição, com histórias ricas e designs extraordinários, provenientes de todo o mundo automóvel.

Aquando da entrega do prémido, Corrado Lopresto expressou a sua profunda emoção, afirmando que “Ganhar o Best in Show é o sonho de todos. Estou muito satisfeito por ter participado na edição ‘número zero’ de um evento que espero que se torne um marco na temporada internacional de competições de elegância.”

O Alfa Romeo 6C 2500 S Berlinetta Touring também conquistou o primeiro lugar na classe “Pre-War Elegance” (Elegância Pré-Guerra), partilhando as atenções com outros vencedores excepcionais. Entre eles, destaca-se o Alfa Romeo 6C 1750 SS de 1929, conduzido por Luca Patron, que triunfou na classe “Heroic Races” (Corridas Heróicas) – um veículo que se crê ser um dos últimos quatro Alfa Romeo fabricados pelo construtor de carroçarias inglês James Young.

Na classe “Italian Fine Gems” (Joias Italianas), o destaque foi para um deslumbrante FIAT 1100 E Vistotal de 1950 de Silvia Nicolis, proveniente do Museu Nicolis de Verona. Esta criação feita à medida pela Carrozzeria Castagna de Milão, tinha pormenores intrincados, como um volante em plexiglass transparente e o pára-brisas panorâmico “Vistotal”, a exemplificar na perfeição o estilo dos anos 1930.

O troféu “Great Class Sports Car” (Automóvel Desportivo de Grande Classe) foi conquistado pelo Ferrari 250 GT Lusso 1963 de Andrea Baroni, que ultrapassou os rivais com o seu fascínio e elegância.

Na categoria “Grit & Style” (Garra e Estilo), destacou-se o Lancia Aurelia B24 Spider de 1955, propriedade de Gianmarco Rossi, que se distingue por uma rara capota rígida Pininfarina e um interior Resinflex.

Por último, o BMW 3.0 CSL de 1972 de Lorenzo Matteucci triunfou na categoria “German Icons” (Ícones Alemães), considerado um potente carro de corrida impecavelmente preservado e facilmente distinguível devido à sua pintura laranja que lhe confere um carácter único.

O espírito do evento, encapsulado em palavras como paixão, perfeição e obsessão, ressoou durante todo o fim de semana no Palazzo di Varignana. Como salientou o Presidente do Júri, Stefano Pasini, “o automóvel é uma expressão de liberdade”, fazendo eco dos sentimentos de Enzo Ferrari.

O Palazzo di Varignana solidificou ainda mais a sua reputação como um paraíso da hospitalidade italiana e da excelência culinária, personificando a “Herança do Estilo de Vida Italiano” através do seu extraordinário e encantador cenário, numa elegante estância aninhada nas cénicas colinas bolonhesas.

Em reconhecimento deste espírito, foi ainda criado um prémio especial, o “Spirit of Varignana”, que foi atribuído ao Porsche 964 Speedster de Alessandro Maccaferri, de 1993, por ser o que melhor encarna o carácter único inspirado pelo Palazzo di Varignana e por reflectir o estilo de vida que este representa.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube