Exposição Oeste Clássicos volta a supreender

Eventos 20 Out 2023

Exposição Oeste Clássicos volta a supreender

A segunda Exposição do Oeste Clássicos realizou-se entre os dias 22 e 24 de Setembro no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras e foi um sucesso que ultrapassou todas as expectativas.

Com o objectivo de promover a divulgação do património, a cultura automóvel, atrair visitantes à cidade de Torres Vedras e reforçar a sua componente social, foi realizada uma exposição e um desfile de viaturas antigas, que contou com mais de 280 veículos. O sucesso desta edição ficou explícito nos mais de 16 mil visitantes e na angariação do valor de 9230,17€ entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

A Organização contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Promotores, da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e de inúmeros patrocinadores do concelho. Na sessão de abertura, a Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Eng. Laura Rodrigues, destacou a importância deste evento e o facto de ser um trabalho resultante de “gente boa”, que tem como principal objectivo divulgar a cultura e ajudar, sem ganhar nada em troca. Referiu, ainda, que a Câmara Municipal dará o apoio necessário para que a edição do próximo ano possa ser ainda melhor. No discurso de abertura, José Luís Rufino, agradeceu a todos os que contribuíram de diferentes formas, para que fosse possível realizar este evento.


Hélder Pereira fez uma breve introdução à Exposição, mencionando o potencial da cultura automóvel como um factor de agregação de pessoas e da sua importância na promoção de causas sociais, como esta. Explicou, em breves palavras, a forma como foi feita a selecção das viaturas e as diferenças na sua disposição. Terminou com um agradecimento a todos os que cederam as viaturas, à equipa que tornou possível este evento e a todas as empresas e particulares. Intervieram, ainda, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Guilherme Ferreira e o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, David Lopes.

Estiveram expostas, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, cerca de 170 viaturas, desde automóveis e motos, de todos os segmentos e décadas do século XX, a camionetas, camiões, viaturas comerciais, viaturas de todo-o-terreno, tractores agrícolas e veículos de uso específico, como carros de bombeiros, viaturas militares e um autocarro. Durante o evento, realizaram-se ainda visitas guiadas, nas quais foram explicadas algumas das características únicas e alguns aspectos curiosos sobre os veículos expostos. A grande maioria eram de colecções particulares gentilmente cedidas, destacando-se uma série de automóveis e motos anteriores à II Guerra Mundial, bem como automóveis desportivos e populares.



No Sábado, dia 23 de Setembro, com partida às 10 horas, realizou-se um desfile pelas ruas da cidade de Torres Vedras, que permitiu mostrar os mais de 110 veículos de quem se quis juntar a nós, num museu vivo para todos os transeuntes. Durante este mesmo dia, o evento contou com a visita de um Grupo de Motards e do Passeio dos Italianos do ACP, que incluíram uma visita à exposição Oeste Clássicos na sua rota de actividades.

A Feira da Bagageira, que se realizou nos mesmos dias junto ao Pavilhão Multiusos, foi uma parceria que teve o mérito de contribuir para a atracção de mais visitantes para a Exposição e, em simultâneo, deu também uma animação acrescida ao espaço exterior, juntamente com as actuações do Rancho Folclórico e Etnográfico Os Camponeses do Varatojo, o grupo musical Torres Bombos e a animação para os mais pequenos, das Festas do Mundo Mágico.

A opinião geral, expressa directamente aos elementos da organização e nas redes sociais, foi extremamente positiva e encorajadora, com a organização a ser amplamente elogiada, ficando desde já a promessa de um regresso em 2024.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube