This is not America: A exposição de letreiros comerciais do Século XX

LifeStyle 19 Out 2023

This is not America: A exposição de letreiros comerciais do Século XX

A organização do Festival Amadora BD propôs ao Projecto Letreiro Galeria uma exposição, com o objectivo de criar um ambiente que remetesse para os Estados Unidos da América e evocasse os temas das salas de banda desenhada. Sendo o espólio da Letreiro Galeria composta por letreiros comerciais portugueses, surgiu desde logo uma questão difícil: como seleccionar artefactos de identidade visual, repletos de histórias da vida local, para os relacionar com os universos fantásticos da BD?

Foi assim feito um mapeamento de palavras e de temas-chave a partir dos conteúdos do Festival, que a Letreiro Galeria relacionou com os letreiros da sua colecção. Criaram-se histórias imaginárias e, ao mesmo tempo, procurou-se desencadear as memórias que muitos destes objectos suscitam a quem os observa.




Nas palavras da Letreiro Galeria: “Para o Super-Homem não foi difícil: o letreiro do icónico jornal português “Diário de Notícias” faz a ligação ao jornal Daily Planet e os óculos amarelos da “Óptica Roma” realçam o disfarce mal disfarçado do personagem. A grande mascote do “Chimarrão” (da Amadora) é o que temos mais próximo da figura de um super-herói! Escolhemos designações estrangeiras como “Night Club”, “Self-service”, “Texas” e o café “América” – sendo aqui “América” o nome da proprietária e não o continente americano. Numa outra narrativa, temos um mundo de jogos e automóveis, com “Snooker”, “Beberetes” e o carro desportivo do “Auto-rabbit”, que pode conduzir-nos ao Great Gatsby. Junto ao Garfield e à Turma da Mônica, um enquadramento mais figurativo, onde se destacam o “Sol”, a churrascaria “Perus” e o panda do restaurante “Shangai Gourmet”, cujos vidros foram restaurados para esta exposição. Lembramos a elegância do vestuário feminino de algumas personagens com as sapatarias “Cerimónia” e “Rosa d’Ouro” (proveniente da Amadora) e uma figura feminina a escrever à máquina da empresa “Kores” (que, neste contexto, pode representar Agatha Christie!) Há ambientes sombrios em hotéis/estalagens/pensões e escolhemos o “Hotel Moinho de vento” e outros letreiros para interiores como “cinema”, “sala na cave”. Ou mais macabros com “Fotocorvo”, o “Farol” e a agência funerária “Adelino Martins” – alusivo às mortes e mistérios de muitas histórias. Na entrada, à direita deste corredor, realçamos o painel dos óleos BP criado pelo autor de banda desenhada Fernando Bento, que esteve colocado durante cerca de 60 anos na garagem Auto Miniclube e que a revista Timeout nomeou como ‘uma das pérolas de Lisboa’“.

This is not America pode ser vista aqui, já a partir de hoje e até ao próximo dia 29 de Outubro.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube