Clássicos 19 Out 2023

Dueto: Volkswagen Typ 82 Kübelwagen e Willys-Overland MB 1/4 Ton

O quarto episódio da série não traz um dueto, mas sim um duelo. O Volkswagen Typ 82 Kübelwagen e o Willys-Overland MB 1/4 Ton foram verdadeiros rivais durante a Segunda Guerra Mundial, servindo de transporte às tropas alemãs e aliadas respectivamente, em todos os cenários do conflito. Hoje, já longe das batalhas, são peças de colecção, com muitas histórias por contar.

Do lado alemão, a Volkswagen, que na sua génese teve o modelo KdF-Wagen (veículo da Força pela Alegria), apresentado em 1938 pelo governo alemão, e que depois do final da Segunda Guerra Mundial ficaria conhecido como “Carocha”. Com o início da Segunda Guerra Mundial, o popular KdF-Wagen foi adaptado por Ferdinand Porsche às necessidades do exército, enquanto a sua mecânica era utilizada para gerar dois veículos todo-o-terreno que ficavam para a história como os primeiros da Volkswagen: o Kübelwagen e o Schwimmwagen.

Já do outro lado do Atlântico, o Willys Quad respondeu ao caderno de encargos do governo americano apresentando um trunfo imbatível: apelidado de Go Devil, o pequeno motor de 2,2 litros de capacidade era uma evolução do Whippet dos anos 20, com uma performance bastante aceitável. Desta forma, a empresa americana Willys-Overland conseguia assegurar a produção de um modelo que cumpria os requisitos estipulados pelo exército, recorrendo a uma fórmula bem conhecida: um motor de quatro cilindros, com 60cv de potência, montado à frente em posição longitudinal e mantendo o peso do conjunto nos 1054 kg, o que permitia atingir cerca de 105 km/h de velocidade máxima, para um consumo entre os 12 e os 15 litros por cada 100 km percorridos.


Subscreva o canal do Jornal dos Clássicos no Youtube para não perder nenhum dos episódios da série “Dueto”.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube