Trident Venturer, o raro desportivo britânico nascido com a falência da TVR

Clássicos 16 Out 2023

Trident Venturer, o raro desportivo britânico nascido com a falência da TVR

Em 1965 a TVR produziu quatro exemplares de um automóvel designado Trident, três deles na carroçaria Coupé e um descapotável. As carroçarias foram produzidas à mão em alumínio e aço na Carrozzeria Fissore, em Itália, com desenho de Trevor Fiore, que aproveitou as linhas de um anterior protótipo, o Lea Francis Francesa.


No mesmo ano a TVR colapsou e, durante a liquidação da empresa, Bill Last (que era concessionário da marca), adquiriu os direitos de produção deste modelo e em 1966 fundou a Trident Cars, iniciando a produção do mesmo modelo, mas agora com a denominação Clipper, mantendo-se em produção até 1978.


Em 1969 é lançado o segundo modelo da Trident Cars, o Venturer, agora equipado com o motor V6 Ford Essex de 3,0L de cilindrada e com um chassis mais comprido, com base no do Triumph TR6 e, por esse motivo, com suspensão independente nas quatro rodas. No total, e até a empresa fechar as portas, o Venturer foi o modelo mais produzido, com 84 exemplares construídos.


Presente neste artigo está um raro sobrevivente do Trident Venturer, neste caso do ano de 1971 e que pertenceu a um membro sénior do Trident Car Club entre 1988 e 2021, ano da sua morte. Este mesmo automóvel serviu de base para a produção de uma miniatura da Esval.


No passado dia 14 de Julho foi levado a leilão, através de um evento levado a cabo pela Bonhams, sendo vendido por 14.720 libras, cerca de 17 mil euros.


Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube