Clássicos 12 Out 2023

Dueto: Alfa Romeo 1900C SS e Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce

O terceiro episódio da série “Dueto” é lançado hoje no canal de YouTube do Jornal dos Clássicos, espelhando o confronto entre os Alfa Romeo 1900C SS e Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce, duas obras de arte da casa de Arese, que dificultam uma escolha.

O Salão de Paris de 1950 teve, como sempre, diversos pontos de interesse. Não obstante, no espaço da Alfa Romeo o destaque ia todo para o seu novo modelo desportivo, o 1900. Desenhado por Orazio Satta, o 1900 foi o primeiro a ser fabricado numa linha de produção e ainda o primeiro Alfa Romeo com estrutura autoportante, dois avanços significativos para a modernização do construtor italiano.

Já o Giulietta assinalou a passagem da Alfa Romeo para uma dimensão mais industrial, um construtor à escala mundial. Divididas por vários formatos de carroçaria, foram construídas quase 178.000 unidades, tendo a berlina sido a mais vulgar. Embora as linhas gerais do modelo tenham sido desenhadas por Franco Scaglione da Bertone, a versão Spider foi desenhada e construída por Pininfarina. O Spider trouxe um nível de refinamento e sofisticação até então nunca vistos no segmento dos pequenos desportivos, fazendo os produtos da concorrência parecerem antiquados e ultrapassados.


Com seis episódios, a série “Dueto” seguirá um novo rumo em relação às séries anteriores, tendo por base duplas de automóveis históricos que, fossem em competição, em produção ou mesmo em guerra, se tornaram concorrentes, inimigos ou simplesmente sucessores. A nova série fará assim um confronto de modelos, onde, através de especialistas, sejam eles do Museu do Caramulo ou de fora, se avaliam as diferenças e similaridades, sempre com a Serra do Caramulo como pano de fundo.

Subscreva o canal do Jornal dos Clássicos no Youtube para não perder nenhum dos episódios da série “Dueto”.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube