O Jaguar E-Type de competição que esteve mais de 50 anos fechado numa garagem

Clássicos 11 Out 2023

O Jaguar E-Type de competição que esteve mais de 50 anos fechado numa garagem

O Jaguar E-Type é um dos clássicos britânicos mais icónicos de sempre. Foi produzido de 1961 a 1975, em três séries, com as primeiras duas equipadas com motores XK de seis cilindros em linha, inicialmente de 3,8 litros, passando para os 4,2 litros em 1966, e a última com um motor V12.


Devido às suas excelentes prestações, foi um automóvel utilizado por diversos pilotos nos mais variados países do mundo, tanto para velocidade, como para ralis ou rampas, e foi esse modelo que Maurice Caillet escolheu para competir.


A família Caillet residia na zona francesa da Suíça e fez fortuna a produzir selas para cavalos e, aos 35 anos, Maurice decidiu que tinha o dinheiro necessário para iniciar a sua carreira desportiva, sendo que inicialmente competiu com fórmulas, passando para as provas de resistência em 1963, altura em que adquire então este Jaguar E-Type. 


No entanto, devido aos maus resultados, Maurice decide contratar o engenheiro Phil Henny, dando-lhe a tarefa de transformar o seu E-Type numa máquina vencedora. O capot foi substituído por um produzido em alumínio e a suspensão foi totalmente redesenhada. Foi ainda reduzido o peso em vários pontos.


Antes da primeira prova se realizar, os 1.000km de Monza de 1965, Maurice visitou Piero Drogo, em Modena, para realizar mais algumas alterações, como a boça no capot e duas entradas de ar laterais no guarda-lamas traseiro, de modo a conduzir o ar para o arrefecimento dos travões. Foram ainda adicionadas as jantes Borrani mais largas, assim como uma caixa de cinco velocidades da ZF, um novo painel de instrumentos e algumas alterações internas no motor.


A corrida não correu como o esperado, sendo forçado a abandonar devido a problemas de aquecimento do eixo traseiro, sendo adicionado um radiador de óleo para a próxima prova. Mas o pior estava para vir, quando nos 1000km de Nurburgring Maurice bateu forte com o E-Type, tendo ficado inconsciente, ficando em coma durante várias semanas.


Desde esse acidente, Maurice nunca mais competiu e o E-Type permaneceu na sua garagem até agora. Actualmente, este E-Type está sob a posse da Ascott Collection a aguardar o seu merecido restauro.


Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube