O protótipo Land Rover Series 1 construído para o Serviço Aéreo Especial britânico

Clássicos 10 Out 2023

O protótipo Land Rover Series 1 construído para o Serviço Aéreo Especial britânico

Quando foi concebido, o Land Rover Series I foi pensado para o melhor de dois mundos entre um tractor e um automóvel todo-o-terreno, de modo a ser utilizado nas mais variadas estradas e poder ultrapassar os mais diversos obstáculos. Assim, a Land Rover lançou o seu primeiro modelo em 1948, concebido por Maurice Wilks, mantendo-se em produção até 1958, quando foi substituído pelo Series II.


Até 1954 apenas existia uma carroçaria, a mais pequena de todas de 80 polegadas, passando a existir duas variantes a partir desse ano: uma mais curta de 86in e 88in a partir de 1956, e outra mais longa, de 107in até 1956, passando a 109in a partir desse ano. A nível mecânico, estavam disponíveis três motores, sendo dois a gasolina de 1,6 e 2,0L de cilindrada e um diesel de 2,0L que surgiu somente em 1957, todos de quatro cilindros em linha.


Devido às suas capacidades, era um dos veículos ideais para as forças armadas, tal como o Willys Jeep havia sido durante a Segunda Guerra Mundial. Quando a SAS (o Serviço Aéreo Especial britânico), pediu à Land Rover para construir um veículo que cumprisse as suas necessidades, a marca britânica prontamente apresentou um veículo com todos os equipamentos necessários.


Com base num Land Rover Series 1 86, a marca britânica expôs o protótipo em 1955, com o chassis número 170601215, sendo o único construído no chassis de 86”, uma vez que os restantes exemplares produzidos eram todos da carroçaria de 88”. Este automóvel foi equipado com bastante armamento pesado, tal como a metralhadora montada na traseira Browning .50 BMG e duas metralhadoras Vickers na frente.


Após a sua apresentação, foi utilizado pela SAS nas suas operações no Omã, entre outras missões secretas. No passado dia 9 de Setembro foi levado a leilão, através de um evento levado a cabo pela Bonhams, aquando do Goodwood Revival, sendo vendido por 71.300 libras, cerca de 82 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube