Corrida dos Fundadores by Cartrack arranca esta Sexta-feira

Clássicos 09 Out 2023

Corrida dos Fundadores by Cartrack arranca esta Sexta-feira

A Corrida dos Fundadores by Cartrack leva este fim-de-semana para a estrada mais de três dezenas de automóveis e motos pré-guerra (produzidos até 1939), numa celebração da era dourada do automobilismo.

Esta verdadeira viagem no tempo contará com participantes oriundos de Portugal, Espanha, Suíça, Grécia e Inglaterra, e com exemplares de várias marcas, como sejam a Bugatti, Rolls-Royce, Aston Martin, Abadal, Alvis, Riley, MG, Ford, Peugeot, Fiat, Norton ou BSA, numa lista que inclui automóveis de fabricantes já extintos.


Em destaque estará o Rolls-Royce Phantom III de 1937, que transportou a Rainha Isabel II nas suas visitas ao nosso país em 1957 e 1987, e que seria ainda o veículo de personalidades como o Presidente Eisenhower e os Papas Paulo VI e João Paulo II nas suas viagens a Portugal, sendo o real sucessor de uma linhagem de aclamados modelos Ghost e Phantom desenvolvidos ainda antes da morte de Sir Henry Royce.


O passeio, que contará com a presença de jornalistas da imprensa internacional especializada, inicia-se na Sexta-feira na Figueira da Foz com um desfile e gincana das 18h às 19h, dinamizados em articulação com o Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz, da rotunda do Hotel Eurostars até ao Hotel Mercury. O dia de Sábado arrancará com a saída em modo de desfile pela Estrada Atlântica, com paragem em Alcobaça para visita ao Mosteiro, de onde partirá passando pelas Muralhas de Óbidos em direcção às Caldas da Rainha. No Domingo, a Corrida dos Fundadores sairá com destino a Lisboa, com passagem por Torres Vedras, Mafra e Estoril. À chegada à capital, os veículos ficarão expostos em frente ao Museu de Marinha, em Belém, para deleite do público. Ao longo do percurso, os participantes terão à sua espera vários clubes de clássicos locais, que lhes darão as boas vindas nas mais diversas paragens.

A Corrida dos Fundadores by Cartrack é organizada pelo Museu do Caramulo, e conta com o apoio da Cartrack, Turismo do Centro de Portugal, Shell, Cauny, EMEL, BPI – Fundação la Caixa, Clube Português de Automóveis Antigos, Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco, e dos municípios da Figueira da Foz, Alcobaça, Mafra, Torres Vedras, Cascais e Lisboa.

Para mais informações, consulte o site www.fundadores.pt.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube