Clássicos • 21 Jul 2023
Lotus Type 107C pilotado por Pedro Lamy foi uma das estrelas do leilão da Bonhams em Goodwood
A AC é uma empresa britânica mais conhecida pela produção do AC Ace, que serviu de base para o Shelby Cobra; no entanto, a sua gama de modelos chegou a ser bastante diversificada. A AC traça a sua história desde 1901, quando os irmãos John e Charles Weller fundaram a empresa Autocarriers Ltd., para a produção de veículos comerciais.
Neste artigo apresentamos o único protótipo produzido do AC MA-200 Roadster prevendo aquilo que poderia ser a segunda geração do Cobra se a história tivesse sido diferente, com um design bastante avançado, quando comparado com os padrões da época.
Para além do desenho, o MA-200 tinha também detalhes mecânicos bastante avançados, como suspensão independente nas quatro rodas, travões de disco nos dois eixos, chassis space-frame onde era montada a carroçaria construída em alumínio, além do motor Ford V8, de 4,7L de cilindrada.
O MA-200 foi registado pela primeira vez em Novembro de 1963 e utilizado vários anos por Derek Hurlock, director executivo da AC Cars, sendo vendido para mãos privadas apenas em 1968. Infelizmente, o MA-200 acabou por não ser colocado em produção, sendo lançado em 1965 o AC Frua 428, com um desenho semelhante e apenas um protótipo construído, que por sorte sobreviveu até aos nossos dias.
No passado dia 14 de Julho, este protótipo foi levado a leilão, pela primeira vez oferecido numa venda pública, num evento organizado pela Bonhams aquando do Goodwood Festival os Speed, sendo vendido por 368 mil libras, cerca de 422 mil euros.
Clássicos • 21 Jul 2023
Lotus Type 107C pilotado por Pedro Lamy foi uma das estrelas do leilão da Bonhams em Goodwood
Clássicos • 16 Out 2023
Trident Venturer, o raro desportivo britânico nascido com a falência da TVR
Clássicos • 13 Dez 2023
Kougar Monza, o automóvel de competição dos anos 50 nascido três décadas depois