AC MA-200 Roadster: O único produzido

Clássicos 08 Out 2023

AC MA-200 Roadster: O único produzido

A AC é uma empresa britânica mais conhecida pela produção do AC Ace, que serviu de base para o Shelby Cobra; no entanto, a sua gama de modelos chegou a ser bastante diversificada. A AC traça a sua história desde 1901, quando os irmãos John e Charles Weller fundaram a empresa Autocarriers Ltd., para a produção de veículos comerciais.


Neste artigo apresentamos o único protótipo produzido do AC MA-200 Roadster prevendo aquilo que poderia ser a segunda geração do Cobra se a história tivesse sido diferente, com um design bastante avançado, quando comparado com os padrões da época.


Para além do desenho, o MA-200 tinha também detalhes mecânicos bastante avançados, como suspensão independente nas quatro rodas, travões de disco nos dois eixos, chassis space-frame onde era montada a carroçaria construída em alumínio, além do motor Ford V8, de 4,7L de cilindrada.


O MA-200 foi registado pela primeira vez em Novembro de 1963 e utilizado vários anos por Derek Hurlock, director executivo da AC Cars, sendo vendido para mãos privadas apenas em 1968. Infelizmente, o MA-200 acabou por não ser colocado em produção, sendo lançado em 1965 o AC Frua 428, com um desenho semelhante e apenas um protótipo construído, que por sorte sobreviveu até aos nossos dias.


No passado dia 14 de Julho, este protótipo foi levado a leilão, pela primeira vez oferecido numa venda pública, num evento organizado pela Bonhams aquando do Goodwood Festival os Speed, sendo vendido por 368 mil libras, cerca de 422 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube