Um Ford Bronco muito especial: Um  restomod para o Século XXI

Clássicos 05 Out 2023

Um Ford Bronco muito especial: Um restomod para o Século XXI

O Ford Bronco, lançado em Agosto de 1965, foi o primeiro SUV produzido pela marca americana para competir com o Jeep CJ-5, o International Harvester Scout e o Toyota Land Cruiser. Foi desenvolvido pela mesma equipa responsável pelo Ford Mustang e a sua produção terminou em 1996, após cinco gerações, até ser relançado em 2021.

A primeira geração do Bronco esteve em produção até 1977 e o seu chassis era específico do modelo, não sendo partilhado com mais nenhum automóvel do grupo. Inicialmente estava disponível com um motor de seis cilindros em linha de 2,8 litros de cilindrada e 105cv, extraído do Ford Falcon. Em Março de 1966 passou a contar também com o motor V8 289, de 4,7 litros e 200cv. Em 1969, o motor V8 foi alargado para os 4,9 litros de cilindrada, mantendo-se assim até ao final de produção. Em 1973 o motor de seis cilindros é também alargado e passa para os 3,3 litros de cilindrada. Inicialmente, os motores estavam apenas acoplados a uma caixa manual de três velocidades, surgindo uma automática, com o mesmo número de relações, em 1973.

Esta primeira geração tem sido bastante procurada por coleccionadores, mas também por empresas que elaboram restomods, como é o caso do exemplar deste artigo, restaurado pela Rock Bottom Offroad.

A empresa, que adquiriu este automóvel em 2017, começou por alterar o chassis e aplicar suspensão independente multilink nas quatro rodas com molas e amortecedores Fox de reservatório exterior, além de barras estabilizadoras Antirock, cubos da frente manuais da Warn e direcção assistida. O interior e exterior foram totalmente reconstruídos, com rollbar, extensão das ilhargas e jantes KMC Grenade Beadlock de 17”.

No entanto, é debaixo do capot onde se encontram as maiores alterações, com o motor original substituído pelo Ford Coyote, um motor V8 de 5,0L de cilindrada que se encontra igualmente no Mustang GT. Está acoplado a uma caixa automática 6R80 de seis velocidades e a uma caixa de transferências Atlas com duas velocidades. Os eixos originais foram também removidos e no seu lugar foram montados uns Currie RockJob 60, com diferenciais Eaton ELocker.

No passado dia 6 de Setembro foi levado a leilão, através da plataforma da Bring a Trailer, sendo vendido por 240 mil dólares, cerca de 226 mil euros.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube