Exclusivo e performante: O novo Porsche 911 GT3 R rennsport

Modernos 02 Out 2023

Exclusivo e performante: O novo Porsche 911 GT3 R rennsport

A Porsche acaba de lançar uma edição de colecção muito especial do seu 911, limitada a apenas 77 unidades, com um design distinto: o Porsche 911 GT3 R rennsport. Com elementos modernos a combinar com a aparência poderosa de um automóvel de competição, remete para a história da marca no mundo dos desportos motorizados, mas sem cair num visual retro.

Os fatores de performance elementares do modelo GT3 original, como resistência do ar e downforce, permanecem praticamente inalterados. Como um veículo de competição puro, a forma do 911 GT3 R rennsport continua a seguir a função – mas opta por uma forma extremamente emotiva e atractiva. “O novo Porsche 911 GT3 R rennsport oferece a experiência de condução de um automóvel de competição com base no 911, naquela que é provavelmente a forma mais primordial”, sublinha Thomas Laudenbach, Vice President Motorsport. “É de arrepiar sempre que se olha para ele e vemos como combina a melhor tecnologia do desporto motorizado com uma linguagem de design típica da Porsche. Com a sua performance excepcional, o 911 GT3 R rennsport torna a história da nossa marca tangível e audível. É por isso que o vamos apresentar à grande comunidade de fãs da Porsche na Rennsport Reunion 7 em Laguna Seca. Trata-se de uma oferta exclusiva para os nossos clientes que, na verdade, só conhece um limite: a edição limitada a 77 unidades”.

O impressionante desportivo foi desenhado por Grant Larson e Thorsten Klein da equipa Style Porsche. “O 911 GT3 R rennsport será o sucessor lógico do moderno Porsche 935. Enquanto o 935 foi tecnicamente baseado no quase de série 911 GT2 RS Clubsport, o 911 GT3 R rennsport usa como base o atual 911 GT3 R da geração 992. Por baixo da pele em carbono extensivamente redesenhada está um veículo de competição puro”, sublinha Larson. O norte-americano foi Director de Projetos Especiais na Style Porsche durante 14 anos. Em conjunto com Thorsten Klein, é responsável pelos veículos individuais e únicos da Porsche Exclusive Manufaktur.

De um modo geral, apenas o capot e o tejadilho foram mantidos do GT3 R de série. Todos os outros elementos da carroçaria foram alterados. Larson e a sua equipa adoptaram a maior parte da geometria aerodinamicamente otimizada da secção dianteira do veículo, onde se incluem as entradas de refrigeração e as condutas de ar. Os designers também colocaram detalhes visuais na área das aletas laterais. Estas são agora envolvidas por uma carenagem lateral e protegidas contra danos causados por impactos externos. A forma radicalmente modificada da entrada de ar e dos painéis de saída das cavas de rodas dianteiras sublinha a aparência mais poderosa. Os espelhos retrovisores exteriores convencionais foram substituídos por uma opção digital: a tarefa é agora desempenhada por um sistema composto por três câmaras integradas no revestimento exterior do veículo e por monitores no cockpit.

Já as modificações na secção traseira conferem ao automóvel um visual particularmente distinto. A enorme asa traseira é o elemento dominante na direcção do fluxo do ar. O seu design remete para o lendário Brumos Porsche 935/77 com o qual o americano Peter Gregg, em conjunto com o holandês Toine Hezemans e o alemão Rolf Stommelen, conquistaram a sétima vitória geral de um Porsche nas 24 Horas de Daytona em 1978. A interpretação arrojada na traseira desenvolve um impacto visual que se reflecte também nos valores de downforce: para garantir que a carga sobre os elementos horizontais se mantém dentro dos limites definidos de série, os mesmos foram equipados com dois suportes verticais adicionais. Em termos de função, relembram o Porsche 962 de Le Mans ao fazer a ponte entre o passado e o presente. Uma faixa de luz composta por tiras finas em LED, que agora incorporam o lettering Porsche iluminado, caracterizam a secção traseira mais larga. Logo abaixo, a secção inferior do para-choques traseiro larga e aberta dispensa as grelhas e os painéis por razões de peso. Desta forma, permite uma visão mais clara dos componentes técnicos traseiros e, por consequência, também do sistema de escape com saídas duplas centrais.

O design ambicioso do 911 GT3 R rennsport também se reflecte no interior modificado. Os monitores das duas câmaras instaladas nos guarda-lamas enquadram-se harmoniosamente no interior. Os gráficos especiais do ecrã central e o número da edição limitada no painel de instrumentos receberam as formas do veículo de competição, enquanto que a iluminação ambiente do interior, ajustável em termos de cor, adopta o tema dos faróis principais. Todos os equipamentos de segurança cumprem as normas da FIA. O design rígido da célula de segurança apenas permite a instalação do banco do condutor. Tal como acontece com o 911 GT3 R utilizado em todo o mundo, o “rennsport” é, assim, um automóvel de competição monolugar.

No que diz respeito ao conceito de cor, o 911 GT3 R rennsport está a abrir novos caminhos. A Porsche oferece este novo veículo de coleccionador com a carroçaria pintada em Cinzento Ágata Metalizado e com carroçaria em carbono puro. Contudo, o monolugar estará disponível, pela primeira vez, em sete cores onde se incluem, por exemplo, a Ruby Star e a Signal Orange. Para além disso, também estão disponíveis três designs exclusivos que possibilitam uma maior personalização. Thorsten Klein afirma: “a Porsche tem sido moldada pela sua história. Isto é especialmente verdade na competição. Isto inspirou-nos, é claro, mas de forma alguma quisemos produzir uma cópia ou uma pintura retro óbvia. As três opções que seleccionámos são novas interpretações que são realistas e não um apontamento evidente à história da marca”.

O 911 GT3 R rennsport é baseado no atual veículo de competição GT3 da Porsche. No entanto, em comparação com o 911 GT3 R da geração 992, este modelo de edição limitada vai além dos rigorosos requisitos de homologação de competição ou das restrições impostas pelo “Balance of Performance” (BoP). A equipa de desenvolvimento converteu estas liberdades adicionais num veículo de circuito ainda mais emocionante com vários refinamentos técnicos. Combina mais potência do motor de peso reduzido e um design espetacular, com um som fantástico e semelhante ao do 911 RSR. O resultado é um motor boxer seis cilindros de 4.2 litros do 911 GT3 R, uma unidade de potência que atinge as 9.400 rpm, que atinge um pico de potência de até 620cv.

O motor com refrigeração a água de quatro válvulas com injeção direta de combustível foi concebido para também utilizar combustíveis E25, que incluem combustíveis de bio-etanol e o chamado reFuel, bem como os e-fuels produzidos de forma regenerativa, que tornam possível um funcionamento quase neutro em termos de emissões de carbono. No entanto, o motor também permite a utilização de combustíveis convencionais. A transmissão de potência às rodas traseiras, incluindo a transmissão sequencial de seis velocidades de engrenagem constante, é proveniente do 911 GT3 R, mas com pequenas alterações.

Na versão sem silenciador, o sistema de escape de competição com saídas duplas centrais oferece um som autêntico e extremamente emotivo. Duas versões mais silenciosas, equipadas com silenciadores e catalisadores, estão disponíveis para circuitos nos quais existam restrições de ruído.

A Porsche Motorsport disponibiliza esta edição limitada do 911 GT3 R rennsport por um preço a partir dos 951.000 euros, acrescidos de IVA e das opções específicas para cada país.

Fonte: Porsche.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube