Este Apollo GT foi um dos Thorndyke Special construídos para o filme do Herbie

Clássicos 25 Set 2023

Este Apollo GT foi um dos Thorndyke Special construídos para o filme do Herbie

Milt Brown tinha como sonho de criança criar um automóvel desportivo para rivalizar com o Ferrari 250 GT, o Aston Martin DB4GT e o Jaguar E-Type. Felizmente, conseguiu cumprir o seu sonho e em 1962 lançou os automóveis Apollo – o 3500GT e o mais potente 5000GT – produzidos pela International Motor Cars.

Milt desenhou um chassis com suspensão independente nas quatro rodas e para aproximar a distribuição de peso dos ideais 50/50, desenvolveu estes automóveis com o motor colocado na posição mais central possível na frente, sendo que o banco do condutor se encontra muito perto do eixo traseiro. As carroçarias dos Apollo foram desenhadas por Ron Plescia, amigo de Milt Brown, com a ajuda do antigo designer da Bertone, Franco Scaglione e eram produzidas em alumínio em Itália, pela Intermeccanica.

Ambos os automóveis Apollo são equipados com motores Buick V8, os mesmos que viriam a ser utilizados, posteriormente, pela Rover. No caso do 3500GT é um motor de 3,5 litros de cilindrada, enquanto que o 5000GT tem 4,9 litros, desenvolvendo 250cv às 4.800 rpm. Poderia ser equipado com uma caixa manual de quatro velocidades ou ser encomendado com caixa automática. No total foram produzidos apenas 88 exemplares de ambos os modelos e por várias empresas, no entanto, apenas 42 foram produzidos pela companhia original.

Presente neste artigo está um dos Apollo GT mais famosos do mundo, conhecido por participar no primeiro filme do Herbie, The Love Bug de 1968, conhecido em Portugal como Se o Meu Carro Falasse… No filme o Apollo tem a designação Thorndyke Special.

Para o filme, Max Balchowsky da Hollywood Motors preparou dois Apollo 5000GT para se tornarem no Thorndyke Special. No entanto, um deles foi destruído para fazer as filmagens, enquanto que o outro foi vendido, desaparecendo sem deixar rasto durante décadas.

Porém, em 2004 um entusiasta estava a restaurar um Apollo GT e apercebeu-se de alguns pormenores que coincidiam com os que tinha visto no filme, como a cor amarela e as zonas danificadas na carroçaria. Após esta descoberta, o restauro do Apollo GT sofreu uma reviravolta e seguiu no sentido de um colocar exactamente como o Thorndyke Special iniciou as filmagens.

No passado dia 18 de Agosto foi levado a leilão, através de um evento designado The Quail Auction levado a cabo pela Bonhams em Monterey, sendo vendido por 165.200 dólares, cerca de 153 mil euros, um pouco abaixo das espectativas iniciais de venda.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube