Arquivos • 11 Ago 2013
Arquivos • 24 Set 2023
A extraordinária cidade do Porto dos anos 50 e 60 em imagens
A cidade do Porto cresceu com a revolução industrial e tornou-se um dos mais importantes polos de desenvolvimento do país.
Conhecida como a cidade da iniciativa e do trabalho, a Invicta não se fechou aos avanços tecnológicos e aos feitos desportivos.
Nos anos 50, foi a capital do desporto automóvel nacional, com o Circuito da Boavista, recuperado a partir de 1950, a ser incluído no campeonato do mundo de Fórmula 1, em 1958 e 1960.
A rede de transportes moderna, adequada às necessidades da população, trouxe maior colorido às ruas.
A inauguração da Ponte da Arrábida, em 1963, tornou o Porto mais próximo ainda da outra margem.
O velhinho Estádio do Lima ainda propiciou grades momentos desportivos neste período, com o seu circuito exterior, idealizado para as bicicletas, a servir de palco de belas provas de automóveis.
Mas era nas Antas, no Estádio do Futebol Clube do Porto, inaugurado em 1958, que se escreveriam algumas das mais belas páginas do futebol nacional. E também ali correram automóveis até ao início dos anos 70.
Uma cidade magnífica, temperamental, como as suas condições meteorológicas várias vezes mostram, mas bela e genuína, como o coração dos seus habitantes, naturais ou convertidos.
Porque conhecer o Porto é amá-lo, aqui fica esta galeria de imagens, como declaração de intenções.
Assentei nesta cidade no início dos anos 60, aqui estudei, cresci profissionalmente até aos dias de hoje. Participei nos STCP durante 10 anos ligado á evolução tecnológica dos transportes, e posteriormente ao serviço da EDP com contributos empenhados na renovação do setor eléctrico. Sinto-me muito ligado a este importante pólo de desenvolvimento da cidade e região envolvente.
O que mais me impressiona é a vista da Praça Francisco Sá Carneiro (Velasquez).
E posso dizer BONS VELHOS TEMPOS ?
O recordar velhos tempos é muito, muito bom.
Aqui estudei nos anos 60 na faculdade de Ciências, nos leões