Quatro automóveis desenvolvidos por músicos

Arquivos 21 Set 2023

Quatro automóveis desenvolvidos por músicos

Automóveis e música é uma combinação perfeita: percorrer aquela estrada no automóvel que gostamos com a música certa é algo único, uma catarse que nos transporta para um universo próprio. Ambos têm até uma literal harmonia desde, pelo menos, a adaptação do autorrádio nos automóveis. Não obstante, no mundo da música existem vários artistas apaixonados por automóveis e, alguns deles, desenvolveram mesmo os seus próprios automóveis. Seguem-se quatro exemplos de automóveis idealizados por músicos.


Cizeta-Moroder V16T


Giorgio Moroder é segundo alguns o “Pai da música electrónica” nos anos 70, as suas músicas entraram em muitos filmes, durante a década de 80. Nos anos 90, contribuiu para a produção de um automóvel desportivo, em conjunto com Claudio Zampolli e Marcello Gandini, nascendo o Cizeta-Moroder V16T, que utilizava um motor V16 produzido a partir de dois motores V8 do Lamborghini Urraco. Mas, após o automóvel estar totalmente desenvolvido, Giorgio entrou em desavença com Zampolli e assim o seu nome desapareceu do modelo de produção, denominado somente Cizeta V16T. A Cizeta é uma marca de automóveis italiana, composta por antigos trabalhadores da Lamborghini.


Rinspeed Yello Talbo


O grupo musical suíço Yello, composto por Dieter Meier e Boris Blank, tem nos seus êxitos músicas como a Oh Yeah, que apareceu no filme Os Gazeteiros, ou então a música envolta nas corridas de automóveis a The Race.  A também suíça Rinspeed, produz vários automóveis sob encomenda, com alguns projectos inovadores. Ambos entraram em parceria para produzir o Rinspeed Yello Talbo (sim Talbo sem T), em 1996, como uma interpretação moderna do Talbot-Lago 150 SS de 1938. O Yello Talbo está equipado com motor V8 de 5,0 litros e com compressor volumétrico, para desenvolver 320 cv, acoplado a uma caixa automática. Atinge os 100 km/h em 5,5 segundos.


Singer Vehicle Design


Rob Dickinson foi vocalista de uma banda de rock nos anos 90, Catherine Wheel, mas a influência da música vem desde cedo, já que é primo de Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden. Desde sempre que Rob adorava o Porsche 911 e até utilizava um para as suas deslocações no dia-a-dia. Hoje é um dos mais conceituados restauradores de modelos Porsche, principalmente nos restomod dos modelos 911, após ter fundado a Singer Vehicle Design, prestando tributo a um dos melhores engenheiros de sempre da Porsche, Norbert Singer.


LincVolt


Este automóvel foi idealizado e construído por Neil Young, que além de músico é activista ambiental e entusiasta de automóveis clássicos. Com base num Lincoln Continental Convertible de 1959, Neil construiu o seu automóvel de sonho, inicialmente com um sistema híbrido de um motor eléctrico UQM de 204 cv, acoplado a um motor Wankel da Mazda que serviria de extensor de autonomia, podendo funcionar a gasolina ou gás natural comprimido com hidrogénio. Em Novembro de 2010, um incêndio que teve início no sistema de carregamento do automóvel quase que o destruiu por completo. Mas, Neil não desistiu e reconstruir o LincVolt, agora com um motor de quatro cilindros em linha com ciclo Atkinson, uma microturbina Capstone de 30 kW e um pack de baterias de 21,4 kWh.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube