Clássicos • 15 Jun 2013
Clássicos • 21 Set 2023
Morreu Peter W. Mullin
Morreu o coleccionador, filantropo e empresário Peter W. Mullin, nascido no início dos anos 40, fundador do Mullin Automotive Museum, presidente do American Bugatti Club e membro do Bugatti Trust (o fundo de caridade independente que tem como objectivo preservar e disponibilizar para estudo as obras de Ettore Bugatti).
O Mullin Automotive Museum presta homenagem às eras Art Deco e Machine Age, num tempo em que as obras de arte e os automóveis criados e celebrados se confundiam num conceito só. Com mais de 140 veículos, peças de arte e artefactos, a colecção do museu está centrada em verdadeiras obras-primas centradas nos automóveis franceses de fabricantes como a Bugatti, Delage, Delahaye, Hispano-Suiza, Talbot-Lago e Voisin, com exemplares únicos como o Bugatti Type 57SC Atlantic.
Ao longo dos anos, vários dos automóveis da colecção têm vindo a vencer prémios de prestígio em concursos de todo o mundo (como o Best of Show no Pebble Beach Concours d’Elegance em 2011 com o Voisin C-25 Aerodyne de 1934), enquanto participam igualmente em corridas históricas como o Grande Prémio de Pau e as 24 Horas de Le Mans, com vitórias assinaláveis.
Peter W. Mullin deixa-nos após oito décadas de vida um inestimável legado na preservação do automóvel como bem artístico, social e patrimonial numa sociedade em contínua transformação.