Aston Martin DB5 celebra 60 anos

Clássicos 19 Set 2023

Aston Martin DB5 celebra 60 anos

Apresentado no Salão de Frankfurt em Setembro de 1963, o Aston Martin DB5 tornar-se-ia num automóvel verdadeiramente icónico, imortalizado pelos filmes de James Bond. Foi desenhado pela Carrozzeria Touring Superleggera e produzido até 1965 num total de 1.059 unidades.


Equipado com um motor de seis cilindros em linha construído totalmente em liga R. R. 50 de alumínio-níquel, de dupla árvore de cames à cabeça, três carburadores SU e 4,0 litros de cilindrada, o DB5 conta 282cv às 5.500rpm e 380Nm de binário às 4.500rpm. Acoplado ao motor está uma caixa manual de cinco velocidades produzida pela ZF, que envia a potência para o diferencial traseiro Power Lok. O automóvel podia atingir a velocidade máxima de 240km/h, fazendo com que a marca britânica afirmasse que o DB5 era o GT de quatro lugares mais veloz do mundo.


Em 1964 é lançada a versão mais apimentada, o DB5 Vantage, agora com três carburadores de duplo corpo Weber e cames com perfil diferente, passando o motor a debitar respeitáveis 325cv às 5.500rpm. No entanto, apenas 65 exemplares foram produzidos, tornando este modelo um dos mais procurados.


O luxo e requinte não foram descurados e se a qualidade de construção continuava a ser idêntica ao do anterior DB4, com o DB5 a Aston Martin introduziu mais equipamento, como os vidros eléctricos e a possibilidade de ser equipado com ar condicionado.


O resto é história, como diz o ditado. Seis décadas passadas, o Aston Martin DB5 permanece num panteão de absoluto destaque no universo automobilístico, povoando os sonhos de entusiastas por todos os lugares do planeta.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube