Clássicos • 06 Mar 2016
Concours of Elegance regressa a Windsor para celebrar os 90 anos da rainha
O Circuito Automóvel de Goodwood celebra precisamente hoje, dia 18 de Setembro, o seu 75.º aniversário e recorda três quartos de século de história e património únicos no desporto automóvel.
Após a conversão da estrada perimetral da RAF Westhampnett, o 9º Duque e a Duquesa de Richmond inauguraram o Circuito Automóvel de Goodwood no Sábado, 18 de Setembro de 1948, no seu Bristol 400. Foi a primeira corrida a ter lugar em Goodwood, e revelou desde logo ser um dia auspicioso, pois Stirling Moss conquistaria aí mesmo a sua primeira vitória, estabelecendo Goodwood como a casa espiritual do automobilismo britânico.
Entre 1948 e 1966, o Circuito recebeu os Campeões Mundiais Jack Brabham, Jim Clark, Juan Manuel Fangio, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, Phil Hill, Graham Hill, Denny Hulme, Jochen Rindt, John Surtees e Sir Jackie Stewart, para além de muitas outras estrelas. Após o fim das corridas em 1966, algumas das maiores e mais conhecidas equipas, incluindo a Brabham, Eagle, Ford, Honda, Lotus, McLaren e Tyrrell, continuaram a testar os seus carros em Goodwood.
Quando o Conde de March (agora 11º Duque de Richmond) regressou a Goodwood no início dos anos 90, começou por trazer os desportos motorizados de volta a este local, conseguindo-o primeiro com o Festival de Velocidade no parque que rodeia a Goodwood House em 1993 e, cinco anos mais tarde, com o Goodwood Revival no Circuito Automóvel de Goodwood.
Na Sexta-feira, 18 de Setembro de 1998, 50 anos após a reunião inaugural, o Duque de Richmond seguiu o exemplo do seu Avô, abrindo o primeiro Goodwood Revival num Bristol 400. Continuando a tradição, o Duque abriu o evento de 2023 no passado fim-de-semana precisamente num Bristol 400.
O Duque de Richmond, fundador do Festival of Speed e do Goodwood Revival, afirmou: “O dia de hoje é o culminar de um ano de celebrações em Goodwood, com 2023 a assinalar não só os 75 anos do Circuito Automóvel de Goodwood, mas também os 30 anos do Festival of Speed e os 25 anos do Goodwood Revival e do Goodwood Road Racing Club. Gostaria de agradecer a todos os que se juntaram a nós em Goodwood ao longo do ano para celebrar os nossos aniversários – foi fantástico partilhar a ocasião com todos vós. Não sei se o meu Avô alguma vez poderia imaginar que ainda estaríamos a correr aqui em Goodwood 75 anos depois, mas é maravilhoso ver a alegria que traz às pessoas. Um brinde aos próximos 75 anos!”.
Fonte: Goodwood
Clássicos • 06 Mar 2016
Concours of Elegance regressa a Windsor para celebrar os 90 anos da rainha
Clássicos • 09 Mar 2023
Os mais estranhos carros blindados alemães da Segunda Guerra Mundial
Clássicos • 25 Mar 2021