Clássicos • 24 Mar 2017

Clássicos • 14 Set 2023
Circuito das Beiras está na estrada até Domingo
O Circuito das Beiras, a primeira prova por etapas realizada em Portugal, é recriada pelo Clube Escape Livre entre hoje e o próximo Domingo. Não sendo possível realizar uma corrida no seu verdadeiro sentido, a organização manteve-se fiel ao percurso original, polvilhado com especiais de slalom e arranque que vão determinar a classificação final da prova.
Desta forma, desenrola-se um passeio com alguma componente competitiva que, tal como a prova original, vai ligar o litoral ao interior com três etapas: Coimbra – Castelo Branco; Castelo Branco – Guarda e Guarda – Coimbra. A prova original tinha 440 quilómetros, sendo que o Circuito das Beiras de 2023 contará com uma distância aproximada.
José Caetano de Tavares de Melo Costa Lobo (para os amigos, Tavares de Melo), nasceu no Sabugal, e herdou do pai – que foi o sétimo português a importar um carro – a paixão pelo automóvel.
Uma desclassificação na prova Figueira da Foz – Lisboa, levou Tavares de Melo a sentir-se enxovalhado. Nunca a esqueceu, e nunca perdoaria os seus pares pelo sucedido. Tornou-se então organizador de provas menores com o fixo intuito de criar uma clássica que fizesse sombra ao Figueira da Foz – Lisboa.
Foi assim que nasceu o Circuito das Beiras, a primeira prova por etapas realizada em Portugal ligando Coimbra a Castelo Branco, Castelo Branco à Guarda e esta última a Coimbra, numa distância a totalizar algo em volta dos 440 quilómetros. Ganhou, sem surpresa, o Darracq de Tavares de Melo.
O Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop realiza-se de hoje até domingo, dia 17 de Setembro, com o apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, além das parcerias com o Museu do Caramulo, Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e Automóvel Clube de Coimbra. O livro “O Circuito das Beiras e o Espírito Visionário de José Caetano Tavares de Melo”, assinado pelo historiador José Barros Rodrigues, é igualmente lançado hoje à tarde, em Coimbra.
Estão inscritas 34 equipas, das quais oito são de automóveis Pré-Guerra, ou seja, até 1945. Destacam-se, naturalmente, as presenças do Darracq 12 HP de 1902 conduzido por Tiago Patrício Gouveia, do Ford A de 1930 de Luís Lavin, o Hotchkiss “La Baule” de 1930 que terá ao volante António Dionísio e o Berliet de Luis Mata Perez, um automóvel de 1926.
Por outro lado, nos carros Pós-Guerra o destaque vai para os vários MG presentes, para o Jaguar E-Type de 1967 de Francisco Belo e para o Triumph Dolomite de João Torres Rodrigues. Os Mercedes 190 SL de Francisco Pimentel e 350 SL de Luís Vasconcelos Pinheiro juntam-se a outras máquinas como o Sunbeam de Luis Mata Perez ou o eterno Citröen 2CV de José Carlos Alves.
Em Castelo Branco, pelas 17h30 de amanhã, Sexta-feira, as máquinas do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop podem ser observadas no Parque Campo Mártires da Pátria.
Na Guarda, no Sábado, dia 17 de setembro, terá lugar um desfile e prova de perícia junto à Câmara Municipal. Já em Coimbra, na Praça da Canção, mas no Domingo, pelas 13h00, terá lugar a derradeira perícia do programa.
Fonte: Clube Escape Livre e Autolook.
Deixe um comentário