Clássicos • 12 Mar 1996
Clássicos • 12 Set 2023
Este automóvel único foi construído nos anos 50 com componentes Volkswagen e Porsche
Nos anos 50 e 60 era comum haver entusiastas que criavam o seu próprio automóvel desportivo, fosse não apenas para ter um automóvel da sua autoria, mas também para poder competir com ele, algo que aconteceu também no nosso país.
Presente neste artigo está o único Volkswagen-Porsche 356 LaDawri Special, como ficou conhecido, que permaneceu perdido sem deixar rasto até tempos recentes. Terá sido construído algures na década de 60, sendo que a sua data exacta não é conhecida, nem tão pouco quem o construiu.
A sua carroçaria construída em fibra de vidro foi extraída do automóvel vendido em kit, o La Dawri Sicilian, que por sua vez começou como Victress C2. A La Dawri Coachcraft foi fundada na Colúmbia Britânica, no Canadá, por Leslie Albert Dawes e Don Wright, daí o nome da empresa. Em 1956, lançou o La Dawri Cavalier, o primeiro automóvel com carroçaria em fibra de vidro produzido no Canadá. Em 1961, a La Dawri adquiriu os direitos de desenho e produção dos automóveis Victress. Infelizmente, em 1965 a empresa, que até estava a prosperar em força, acabaria por fechar as suas portas, sem razão aparente.
O automóvel aqui representado é um pouco diferente do habitual e absolutamente único, uma vez que conjuga a carroçaria do La Dawri Sicilian com o chassis Volkswagen. A nível mecânico, o motor provém de um Porsche 356 1600 S, assim como a suspensão, travagem e as jantes de 1. Já a caixa de velocidades é da Volkswagen. A carroçaria foi pintada na cor Light Bronze e o interior estofado em pele bege.
Segundo consta, esteve numa colecção privada durante anos, longe dos olhares do público, reaparecendo apenas agora, pois o seu proprietário decidiu coloca-lo à venda. No passado dia 4 de Julho foi levado a leilão, através da plataforma da Collecting Cars, sendo vendido por 51.500 libras, cerca de 60 mil euros.