Clássicos • 01 Ago 2021
A história de um Jaguar XK 120 desaparecido e encontrado debaixo de uma mesa
O Longline Light Special Vehicle, ou apenas LSV, foi concebido para ser utilizado pelo Serviço Aéreo Especial britânico (o SAS) na Guerra do Golfo. Quando regressaram desta, a maioria dos LSV foram modificados para poderem circular na via pública, com a adição de luzes frontais e traseiras, assim como de piscas.
Os LSV foram concebidos de modo a serem leves e utilizados como plataforma de apoio para armas pesadas, equipados com lança-granadas ou com mísseis antitanque Milan. O seu desenho baseia-se numa estrutura tubular exposta e o motor colocado na traseira. Posteriormente, a Longline foi adquirida pela Ricardo que continuou a produção destes automóveis.
Estes LSV foram produzidos pela britânica Longline e existem três gerações. A MkI está equipada com o motor 1,9L de cilindrada a gasolina, extraído da Volkswagen Transporter, de quatro cilindros opostos e refrigeração líquida, que envia a potência apenas para as rodas traseiras. Na versão MkII o motor mantém-se o mesmo, no entanto, passa a contar com sistema de tracção integral. Na MkIII e última geração, o sistema 4×4 mantém-se e o motor é substituído pelo diesel de 1,9L de cilindrada também proveniente da Volkswagen.
Presente neste artigo está um LSV MkII de 1990, ou seja, da segunda geração, equipado então com sistema de tracção integral e motor a gasolina de 1,9L de cilindrada da Volkswagen. Desta segunda geração, apenas seis exemplares foram produzidos, tendo sobrevivido cinco até aos nossos dias.
Foi vendido no passado dia 14 de Julho, num evento levado a cabo pela Bonhams aquando do Goodwood Festival of Speed, sendo vendido por pouco mais de 36 mil euros, ficando acima das espectativas iniciais de venda.
Clássicos • 01 Ago 2021
A história de um Jaguar XK 120 desaparecido e encontrado debaixo de uma mesa
Arquivos • 20 Set 2024
O Rolls-Royce Phantom III utilizado pelo General Montgomery na II Guerra Mundial
Clássicos • 30 Ago 2022