Clássicos • 30 Abr 2017

Clássicos • 05 Set 2023
Protótipo do Dia: Fiat Windsurf
No Salão Automóvel de Turim de 1996, a FIAT (que estava a “jogar em casa”), aproveitou o evento para apresentar dez protótipos com base na sua gama de modelos convencionais. Estes viriam a ser desenvolvidos na sua maioria pelas mais diversas carrozzerias italianas, como a Bertone, Fioravanti, Pininfarina, entre outras.
O conhecido preparador e construtor de automóveis Giannini, fundada em 1920 e com larga história nos modelos da italiana, decidiu construir um protótipo com base no novo (na época) FIAT Bravo/Brava, com um design bastante radical e extravagante, fazendo transparecer que estávamos perante um superdesportivo. Do modelo original permaneceram apenas os faróis e farolins, devidamente mascarados neste novo e ousado desenho.
O desenho da carroçaria, elaborado por Nicola Crea que tinha trabalhado na I.DE.A, pode parecer algo exagerado, mas a verdade é que foi elaborado com recurso a um túnel de vento, de modo a extrair o máximo partido da aerodinâmica, chegando assim a um coeficiente aerodinâmico de 0,24.
Não existem dados relativos à mecânica, fazendo mesmo parecer tratar-se de um protótipo estático sem a mesma e, possivelmente, sem interior também, uma vez que os vidros são opacos. Obviamente, este modelo não transitou para a produção e apenas este exemplar terá sido construído, não se sabendo se ainda sobrevive até aos nossos dias.
Deixe um comentário