Brubaker Box, a carrinha futurista com mecânica Volkswagen

Clássicos 04 Set 2023

Brubaker Box, a carrinha futurista com mecânica Volkswagen

Com base no Volkswagen Type 1 (conhecido por cá como Carocha), Curtis Brubaker, com a ajuda de Todd Gerstenberger e Harry Wykes desenharam a Brubaker Box, inspirando-se nas carrinhas Pão de Forma da Volkswagen mas com um design mais futurista e agressivo.


Curtis tentou conseguir apoio por parte da Volkswagen para produzir a sua carrinha, mas tal não se concretizou e a produção iniciou-se em 1972 com a compra de vários Carocha para serem utilizados para a conversão na Brubaker Box. No entanto, isto acabou por não ser rentável e Curtis foi obrigado a parar a produção, tendo vendido os direitos à Automecca que iniciou a construção da Automecca Brubaker Sports Van em 1974, prolongando-se até 1979.


Para a modificação de um Carocha para a Sports Van, algumas alterações eram efectuadas: para além da carroçaria totalmente nova construída em fibra de vidro, os pedais eram recolocados mais à frente e o depósito de combustível passava para a traseira. A entrada no habitáculo é efectuada apenas por uma porta deslizante do lado direito. Além dos componentes da Volkswagen, algumas peças vinham de outros fabricantes, como o vidro para-brisas do AMC Hornet, o vidro traseiro do Chevrolet El Camino e os farolins traseiros da Datsun Truck. Para reduzir os custos de produção, os para-choques foram produzidos em madeira.


No total, Curtis Brubaker apenas produziu três exemplares da Brubaker Box, enquanto que a Automecca produziu cerca de 25 exemplares, o que faz com que hoje sejam extremamente raras, estimando-se que apenas sobrevivam dez exemplares.


Presente neste artigo está uma rara Brubaker Sports Van produzida pela Automecca. Foi encontrada na Califórnia ao abandono e submetida a um profundo restauro, pintada na cor original Jungle Green Metallic. Este exemplar em específico é ainda mais especial, pois pensa-se que terá sido a única encomendada com geladeira no tablier.


O motor boxer de quatro cilindros e 1,6L de cilindrada foi construído de raiz, pois o original estava bastante degrada. O motor entrega a potência para as rodas traseiras através de uma caixa manual de quatro velocidades.


No passado dia 1 de Julho esta Brubaker Sports Van foi levada a leilão, através da plataforma do eBay, sendo vendida por quase 63 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube