Modernos • 20 Set 2012

Modernos • 03 Set 2023
Nichols N1A, o automóvel concebido pelo designer do Fórmula 1 que deu o primeiro título a Ayrton Senna
Steve Nichols trabalhou na McLaren entre as décadas de 80 e 90, desenhando diversos automóveis, entre eles o MP4/4 que deu a Ayrton Senna o primeiro título de pilotos em 1988. Entre Senna e Alain Prost, o MP4/4 venceu 15 das 16 corridas, o que faz com que seja um dos automóveis de maior sucesso na história da disciplina. Posteriormente, Nichols trabalhou na Ferrari, Jaguar, Jordan e Sauber.
Com a sua experiência nos automóveis de Fórmula 1, Steve decidiu construir um automóvel de estrada inspirado no McLaren M1A dos anos 60, nascendo assim o Nichols N1A. Devido à sua experiência com a fibra de carbono, toda a carroçaria é construída neste material infundido com grafeno, desenhada com a ajuda do túnel de vento MIRA, no Reino Unido.
O chassis tubular é todo construído em alumínio, com suspensão independente nas quatro rodas. O exterior é colmatado com as jantes de 19” na frente e de 20” na traseira com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.
O interior de dois lugares é bastante mais confortável do que o do original M1A, com a presença de pele e alumínio. A posição de condução foi inspirada na do MP4/4 e a alavanca das velocidades inspirada na mesma utilizada por Senna.
Tal como o original M1A, o N1A está também equipado com um motor V8 da General Motors, sendo um LS3/LT1 modificado pela Langford Performance Engineering, que o alargou para os 7,0L de cilindrada, entre outras alterações, para desenvolver 660cv. Este é o motor mais extremo, existindo opções mais suaves com 460 e 520cv. Acoplado ao motor está uma caixa manual de seis velocidades, produzida pela Dana Graziano e desenvolvida pelo próprio Steve Nichols. O peso total do automóvel não chega aos 900kg.
A produção será limitada a 100 exemplares a um preço de mais de meio milhão de euros, ao qual acresce os impostos.
Deixe um comentário