Bristol Beaufighter, o automóvel de quatro lugares mais rápido na sua época

Clássicos 02 Set 2023

Bristol Beaufighter, o automóvel de quatro lugares mais rápido na sua época

O Bristol Beaufighter foi apresentado em 1980 e produzido entre 1982 e 1993, sendo uma evolução do Bristol 412, sendo o seu nome inspirado pelo avião de combate produzido pela mesma empresa, que combateu na Segunda Guerra Mundial. O seu desenho é muito semelhante ao 412, à excepção dos quatro faróis frontais, desenhado também pela Zagato, mas produzido já na fábrica da Bristol.


Uma das maiores alterações reside na mecânica, na qual o motor Chrysler V8 de 5,9L de cilindrada recebe um turbo Rotomaster, fazendo com que o Beaufighter conseguisse atingir os 241km/h de velocidade máxima, levando-o a ser considerado o automóvel de quatro lugares mais rápido da época. Devido ao aumento de potência (que não é conhecida, mas julga-se ser superior a 335cv), a caixa automática de três velocidades TorqueFlite recebe um conversor de binário mais resistente, com o eixo a ser também reforçado.  O Beaufighter estava ainda equipado com direcção assistida variável da ZF e amortecedores Koni ajustáveis.


Apesar do seu longo tempo de produção, a Bristol produziu menos de 20 exemplares do Beaufighter, segundo a própria marca, o que o torna num dos mais raros automóveis britânicos.


Presente neste artigo está um dos raros sobreviventes do Bristol Beaufighter, ainda que não no seu melhor estado de conservação. Este exemplar tem a particularidade do painel superior do tejadilho, que é removível, ter presente um tecto de abrir.


No passado dia 19 de Junho foi levado a leilão através da plataforma Car & Classic, sendo vendido por 20.250 libras, cerca de 23,5 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube