Artigo da semana: Carapau de Corrida

LifeStyle 30 Ago 2023

Artigo da semana: Carapau de Corrida

Não é possível encontrar a origem clara da expressão “carapau de corrida”, que se perde entre os meandros da língua portuguesa. Poderá relacionar-se com o facto de os carapaus, mesmo sendo rápidos, acabarem sempre apanhados nas redes de pesca; poderá, no entanto, referir-se ainda à venda em tempos idos do peixe nas lotas.

“Começava por se anunciar um preço mais alto e depois ia-se descendo até que alguém o comprasse. O peixe mais caro e de melhor qualidade era vendido em primeiro lugar e para o fim ficavam os peixes de menor qualidade. Conta-se que as peixeiras que compravam esse peixe de fim da lota, mais barato, iam a correr até à vila, para tentarem chegar ao mesmo tempo que as primeiras peixeiras, que já lá estavam a vender o peixe mais caro e de melhor qualidade. As peixeiras que chegavam em último tentavam assim enganar os clientes vendendo o peixe ao mesmo preço que as outras. Só que nem todos se deixavam enganar” (Andreia Vale).

Se descobrir a origem da história desta expressão é uma tarefa árdua, encontrar uma lista imperdível de artigos incríveis torna-se muito mais simples, na forma de porta-chaves, ímanes, canecas, autocolantes, t-shirts e hoodies únicos e originais.


Não perca a oportunidade de ficar a conhecer estes e outros artigos que pode encontrar aqui, na loja do Museu do Caramulo.

Fonte: livro “Puxar a Brasa à Nossa Sardinha”, de Andreia Vale


  

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube