Fiat Panda 4x4 Piccolo Lusso, o automóvel que pretende comemorar o 40º aniversário do modelo

Clássicos 28 Ago 2023

Fiat Panda 4×4 Piccolo Lusso, o automóvel que pretende comemorar o 40º aniversário do modelo

O Fiat Panda é um automóvel icónico no seio da Fiat, desenhado por Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani na Italdesign e apresentado em 1980 no Salão de Genebra, com o objectivo de ser um automóvel barato, tanto na hora da aquisição como na sua manutenção, sempre com a simplicidade em mente. A produção da primeira geração durou até 2003, com quase 4,5 milhões de unidades construídas.


Mecanicamente o Panda da primeira geração estava equipado com os mesmos motores do Fiat 126 e do 127, divididos em duas versões consoante o motor. O Panda 30 estava equipado com o motor de dois cilindros do 126 com arrefecimento ar e 652cc de cilindrada, enquanto que o Panda 45 estava equipado com o motor do 127 de quatro cilindros e 903cc de cilindrada. Em Setembro de 1982 aparece o Panda 34 equipado com o motor derivado do Fiat 850 de quatro cilindros e 843cc de cilindrada, reservado para mercados específicos.


Em Junho de 1983 é lançado o Panda 4×4 equipado com um motor de 965cc de cilindrada e 48cv derivado do Autobianchi A112, marcando a história automóvel por ser o primeiro automóvel pequeno com motor transversal colocado na frente com tracção integral. O sistema de tracção integral foi desenvolvido pela austríaca Steyr-Puch e era manualmente seleccionável, por meio de uma alavanca.


Em 1986 aparece a primeira actualização do modelo Panda e o Panda 4×4 é equipado com o motor FIRE de 999cc e 50cv. Um ano após aparece a versão mais icónica, o Panda 4×4 Sisley, que inicialmente era para ser uma versão limitada a 500 unidades concebida juntamente com a marca de roupa com o mesmo nome, mas passou a ser um modelo permanente. Esta versão vinha de série com pintura metalizada especifica, inclinómetro no interior, jantes brancas, uma grande no tejadilho, lava faróis, entrada de ar no capot, e vários apontamentos específicos Sisley.


Com base num Panda 4×4 Sisley em muito mau estado, a Niels van Roij Design juntamente com a Kaeve Cars decidiram criar um modelo único para celebrar o 40º aniversário do modelo, designado de Panda 4×4 Piccolo Lusso.


Este modelo sofreu um profundo restauro, que o leva quase para um restomod, culminando no modelo que está presente nas fotos, com uma pintura Azzurro Blu e interior únicos. Todos os plásticos foram pintados na cor da carroçaria para actualizar um pouco o desenho do Panda.


Ao nível mecânico permaneceu tudo inalterado em relação ao modelo original, mantendo o motor FIRE de 1,0L de cilindrada e 50cv, assim como o sistema de tracção integral da Steyr-Puch.


Agora, este Panda 4×4 Piccolo Lusso único encontra-se à venda na Kaeve Cars por 30 mil euros.


Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube