Arquivos • 23 Set 2022
Arquivos • 26 Ago 2023
Vídeo da semana: Grande Prémio do Mónaco de 1955
Para vós, trazemos hoje um pequeno filme que ilustra a paisagem de outros tempos daquele que ainda na actualidade é considerado como um grande prémio com uma atmosfera muito especial no Campeonato do Mundo de Fórmula 1. A cores vemos Moss, Ascari, Trintignant, Castellotti, Behra, Perdisa e ainda Fangio, a negociar com nota artística as curvas do principado.
Stirling Moss liderava a 20 voltas do fim quando o motor do seu Mercedes falhou. Alberto Ascari teria herdado o primeiro lugar, mas acabou por entrar acidentalmente na chicane do porto com alguma velocidade a mais – apercebendo-se do erro, optou por apontar o seu Lancia para o mar em vez de para as barreiras e o automóvel mergulhou na água. Alguns mergulhadores saltaram para o ir buscar mas, passados alguns segundos, Ascari subiu à superfície sozinho e foi recuperado para um barco próximo apenas com o nariz partido. Acabou por ser a última corrida do duplo campeão do mundo – poucos dias depois, morreria num acidente enquanto realizava testes no circuito de Monza.
A corrida foi ganha por Maurice Trintignant, à frente de Eugenio Castellotti, com Jean Behra e Cesare Perdisa a partilharem o terceiro lugar.