Protótipo do dia: O Schulz Mercedes-Benz 190E City

Arquivos 20 Ago 2023

Protótipo do dia: O Schulz Mercedes-Benz 190E City

Estávamos em 1981 e a Mercedez-Benz estudava várias hipóteses de carroçaria para o seu novo modelo, o 190. Entre tantas ideias, existia o pensamento de criar um hatchback daquele que seria, na altura, o seu modelo mais pequeno.

Após reflexão, a marca alemã decidiu optar por produzir apenas as variantes mais tradicionais. No entanto, dez anos depois, a empresa Schulz Tuning decidiria criar a sua própria versão e apresentá-la ao público.




Observando as parcas fotografias existentes, podemos facilmente concluir como foi realizado o processo de conversão: partindo da plataforma de um 190 normal, cortaram a traseira e aplicaram-lhe uma oriunda da carrinha W124. Estando a questão do desenho e da respectiva engenharia resolvida, ficava apenas a faltar ultimar as opções a oferecer ao público, as quais recairiam nas habituais versões de três ou de cinco portas.

Apesar da Mercedes proibir a utilização de qualquer símbolo seu nestes exemplares, a verdade é que o público se encontrava perante uma opção muito competente – ajudada pelo facto de a motorização escolhida ser o motor de seis cilindros em linha com 2.6l e 160cv, o que o tornava num verdadeiro hot hatch no seu tempo.




No entanto, os custos ditaram que mesmo esta opção fora do âmbito oficial da marca não perdurasse. No tempo presente em que os Mercedes mais pequenos pululam pelas nossas estradas, podemo-nos perguntar como seria o nosso mundo se a marca alemã tivesse escolhido avançar, por si mesma, para a produção desta versão. Resta-nos assim a lembrança desta história, na forma do rumor dos quatro exemplares que terão sido construídos.

Fonte: Obscure Cars Daily

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube