Clássicos • 08 Jan 2023

É possível conciliar o frenético calendário da Fórmula 1, com mais de 20 provas realizadas em autódromos espalhados por todo o mundo, com a tranquila e paciente actividade de produzir uvas e transformá-las em vinhos? O alemão Bernd Mayländer, de 50 anos é a prova viva que sim.
Mayländer, o piloto do Safety Car que puxa o “comboio” formado pelos automóveis da Fórmula 1 e que entra na pista, sempre que ocorre algum problema, também é um pacato produtor de vinhos na região do Remstal, na Alemanha, onde nasceu.
O ex-piloto nas categorias Fórmula Ford, Porsche Cup e DTM é natural da cidade de Schorndorf, no Remstal Alemanha, onde vive até hoje com a sua esposa, dois filhos, um cão e vários gatos. Em 2000, venceu a tradicional 24 Horas de Nürburgring com num Porsche 911 GT3. Correu profissionalmente até 2004 e, desde 2005, dedica-se exclusivamente à Fórmula 1.
O piloto, que tem a difícil missão de andar na frente das feras das pistas como é o caso de Lewis Hamilton, de Max Verstapen, de Charles Leclerc ao volante de uma Mercedes-AMG GTR ou de um Aston Martin Vantage. É caracterizado como um homem caseiro, apegado ao campo e às suas origens, que dedica parte do seu pouco tempo livre a actividades educativas e beneficentes em prol das crianças de sua região.
Como muitos de seus companheiros de profissão, Mayländer poderia viver no Mônaco ou na Suíça, para pagar menos impostos, mas nunca quis se afastar do Remstal, onde decidiu resgatar o passado vitivinícola de sua família. Mayländer declara “Elaboro meus próprios vinhos, na minha região natal, com o sabor da minha terra. Tenho orgulho de finalmente poder realizar esse sonho”.
A diversificada gama de rótulos da Bernd Mayländer Wines é elaborada em parceria com o jovem enólogo Daniel Kuhnle, utilizando-se principalmente castas de origem francesa, como Pinot Noir, Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon.
Para quem pensa que fazer vinhos é apenas um hobby para Mayländer, o piloto do Safety Car da Fórmula 1 faz questão de afirmar que leva a actividade muito a sério. A ligação com o mundo das bebidas, de facto, está no sangue da família, desde antes de Mayländer começar a participar em corridas de kart na adolescência.
Além do engarrafamento de água mineral e refrigerantes, a principal actividade dos seus familiares é cuidarem de vinhedos e produzir vinhos no Vale do Rems. O vinho, portanto, está no sangue do piloto Mayländer, exepto quando conduz sua potente máquina pelos circuitos utilizados durantes as de Fórmula 1.
Irineu Guarnier Filho é brasileiro, jornalista especializado em agronegócios e vinhos, e um entusiasta do mundo automóvel. Trabalhou 16 anos num canal de televisão filiado à Rede Globo. Actualmente colabora com algumas publicações brasileiras, como a Plant Project e a Vinho Magazine. Como antigomobilista já escreveu sobre automóveis clássicos para blogues e revistas brasileiras, restaurou e coleccionou automóveis antigos.